10 dicas para você fazer o primeiro concurso

Tempo de leitura: 6 minutos

Ingressar em um cargo público com estabilidade e boa remuneração tem se tornado o sonho de muitas pessoas pelo país afora. Isso tem aumentado o número candidatos inscritos a cada edital publicado e faz com que o preparo dessas pessoas se torne cada vez melhor. Se você está prestes a realizar o seu primeiro concurso, saiba que você tem uma missão árdua (mas não impossível) pela frente! Mas fique tranquilo, pois selecionamos 10 dicas infalíveis para você se dar bem na hora da prova. Confira!

Analise o edital

Um dos princípios básicos da navegação é estabelecer um curso, para que seja possível alcançar o destino almejado com êxito e segurança.

O edital do seu concurso deverá servir como um verdadeiro plano de navegação, pois será por meio dele que serão extraídas as informações essenciais para obter sucesso na hora da prova.

Por isso, leia-o com bastante afinco, dê importância aos detalhes e não desconsidere nada que ali estiver contido, principalmente, o conteúdo programático.

Conheça a banca organizadora

Conhecer o estilo da banca organizadora do seu concurso poderá colocá-lo a um pé de vantagem em relação aos demais candidatos. Cada banca tem suas peculiaridades, e isso pode alterar a forma como você deverá estudar ou responder às questões na hora da prova.

Um bom exemplo disso é o critério avaliativo do CESPE/UNB, uma banca famosa por anular uma questão correta sempre que o candidato erra outra questão.

Detalhes como esse e outras especificidades devem ser conhecidos pelo candidato para evitar surpresas com a banca organizadora do certame.

Administre corretamente o seu tempo

O tempo é um dos recursos mais valiosos que um candidato dispõe até a data da prova. Por isso, nada de estudar todo o conteúdo na última semana antes do seu concurso.

Dessa forma, não espere a segunda-feira chegar e comece agora mesmo a sua preparação. Lembre-se sempre de que enquanto você está disperso e perdendo tempo, muito provavelmente há outro candidato preparando-se para a mesma prova que você.

Crie um cronograma

Administrar as 24 horas do nosso dia pode se tornar um desafio em longo prazo, como é o caso das pessoas que estão envolvidas no processo de seleção de um concurso público.

O cronograma surge justamente como uma ferramenta de auxílio à administração consciente do tempo. Principalmente, para quem deseja estudar com total comprometimento e qualidade.

Uma sugestão é dividir as matérias a serem estudadas pelo tempo disponível até a data da prova, conseguindo visualizar o quanto será necessário dedicar-se por dia, e dentro desse período, definir em quais horas você se debruçará sobre livros.

Estabeleça metas que funcionam

Receitas mirabolantes para o sucesso não existem. O que existe é foco, determinação e bastante esforço!

Mas isso não significa que para alcançar o cargo almejado seja necessário estudar o dia todo, ou por períodos extensos, muitas vezes atravessando a madrugada em busca de algum milagre com as apostilas. A verdade é que esse tipo de atitude pode ser prejudicial à sua saúde e aos seus estudos.

A quantidade de tempo estudado nem sempre representará qualidade no resultado. É preciso estabelecer metas para os seus estudos que funcionem de verdade, como estudar por algumas horas e depois praticar alguma atividade física ou cochilar um pouco entre períodos de estudo, por exemplo.

Experimente métodos de produtividade

Existem diversos métodos de estudos e produtividade que podem ajudá-lo a assimilar melhor os conteúdos até o dia da prova. Experimentá-los é uma forma de também descobrir o que se encaixa melhor ao seu perfil pessoal frente aos livros. Veja alguns:

GTD (Getting Things Done)

O GTD um método de produtividade criado por David Allen e que pode ser aplicado nos mais diversos aspectos da nossa vida.

Se você deseja a aprovação, vale a pena estudar sobre o funcionamento do GTD, pois ele é capaz de fazer milagres por sua produtividade.

Pomodoro

Outra proposta é a técnica Pomodoro. Segundo ela, durante 25 minutos você deverá manter-se concentrado na realização de alguma atividade, com um intervalo de 5 minutos para descansar. Após repetir isso por quatro vezes, você pode fazer uma pausa mais extensa, de 15 a 30 minutos.

Diversifique os seus materiais de estudo

Há quem prefira estudar somente por meio de apostilas ou livros, por exemplo, sendo fiéis a seus próprios métodos e ferramentas.

Mas saiba que diversificar os seus materiais de estudo na preparação de um concurso público é muito importante.

Isso porque a carga de informações desses materiais é exposta e apreendida pelo candidato de formas diferentes, proporcionando ganho no rendimento e sanando dificuldades.

Procure por resumões, podcasts, videoaulas e apostilas, diversifique a carga de estudos com cada um desses materiais para maximizar a sua aprendizagem.

Pratique ao máximo para o seu primeiro concurso

A prática nos leva à perfeição e, no seu preparo para concursos, isso não será diferente. Além da enorme quantidade de conteúdos teóricos que você deverá estudar, buscar por provas de concursos anteriores e responder a uma infinidade de questões é uma das melhoras formas de chegar no dia da prova preparado para responder às questões sem titubear.

Conheça a concorrência

Acesse fóruns de discussão, geralmente criados na web para a divulgação de informações a respeito de concursos, troca de materiais e experiências na hora dos estudos entre os candidatos.

Esses locais são verdadeiras minas do ouro para que você possa conhecer um pouco a respeito das pessoas que prestarão a mesma prova que você, permitindo que você descubra as fragilidades e dúvidas da concorrência, tornando isso um possível ponto forte a seu favor.

Garanta a si mesmo uma válvula de escape

Muitas vezes, preparar-se para um concurso pode ser estressante e gerar situações de estafa física e mental nos candidatos.

Por isso, não deixe de realizar aquelas atividades que você mais gosta, como jogar futebol, videogame, tocar um instrumento musical, namorar, sair com os amigos ou assistir TV. A consciência do tempo que você dará a essas atividades será a chave para que elas não atrapalhem os momentos de estudos.

Converse com as pessoas do seu círculo de convivência a respeito do seu primeiro concurso. Pais, marido, mulher, namorada (o), primos, amigos, enfim, fale com as pessoas mais próximas do seu círculo de convivência para que elas possam compreender o momento pelo qual você está atravessando e, inclusive, possam ajudá-lo nessa empreitada.

Isso poderá evitar situações chatas, como brigas de casal ou comentários desagradáveis que essas pessoas poderão tecer, caso não entendam o propósito da sua ausência em prol dos estudos. Isso sem dúvida será proveitoso e benéfico para manter o seu foco no seu objetivo principal.

E aí, já está pronto para encarar o seu primeiro concurso público com tranquilidade e eficiência? Então deixe um comentário em nossa página com as suas impressões, dúvidas e sugestões sobre o assunto!

10 dicas para você fazer o primeiro concurso
Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.