6 Passatempos que melhoram a concentração e te ajudam a passar em concurso público

Tempo de leitura: 6 minutos

Com o país passando por cada vez mais situações difícies em termos de economia e estabilidade empregática, cada vez mais indivíduos procuram por adentrar a iniciativa pública, se tornando um funcionário público.

Uma das maiores vantagens, além do salário mais elevado e as horas de trabalho reduzidas, sem a necessidade daquela hora extra que nem sempre é tão opcional assim, é a garantia que, passado o período probatório, você não poderá ser demitido sem um processo, no qual você tem direito de defesa.

É por estes e outros motivos que cada vez mais pessoas no país têm passado de funcionários privados a concurseiros, estudando cada vez mais e se esforçando para passar nos difícieis certames que são requerimento para que se possa conquistar a vaga.

No entanto, um problema comum é que, na hora da prova, o nervosismo tome conta até daquele que mais se preparou e estudou, e este não consegue manter bem a concentração e relaxar para fazer a prova. Graças a isso, todo aquele período de estudo pode acabar indo por água abaixo.

Portanto, é importante que você, concurseiro, tenha a ciência de que, tão importante quanto estudar rigorosamente para o exame, é importante respeitar os limites de seu corpo e sua mente, relaxar e não deixar o lazer de lado.

Mas você sabia que alguns passatempos que você faz por diversão, ou até mesmo porque está entediado, podem também te ajudar na hora de fazer a prova?

Pois bem, abaixo listaremos alguns passatempos nos quais vale investir se você está estudando para um concurso público!

1. Jogos de palavras, como palavras cruzadas

Palavras cruzadas podem não ser a atividade mais divertida do mundo, mas é possível se manter ocupado com elas por um bom tempo, não é mesmo? Bom, esta atividade pode não ser o melhor recreativo do mundo, mas elas com certeza são ótimas para você que vai prestar concurso.

Afinal de contas, não se esqueça que a maioria dos certames pede também uma redação, e, para escrever bem, ter um bom vocabulário é essencial. Além disso, muitas das dicas podem pedir elementos históricos marcantes, ou até mesmo fatores literários, como o nome de algum personagem de um livro clássico ou o lugar onde ele se passa.

Tudo isso pode inclusive ser uma das questões da prova!

2. Sudoku

Apesar de também não ser exatamente a coisa mais divertida do mundo, o sudoku estimula o raciocínio lógico-matemático e o planejamento. Isso pode ser fundamental caso seu concurso seja mais voltado para a área de exatas.

Além disso, se você tem uma certa dificuldade em matemática, mas seu edital mostra que haverá questões da disciplina em sua prova, o Sudoku pode te ajudar a ganhar maior naturalidade e agilidade em contas simples. Apesar de isso não ser o nível da prova, isso te dará tempo ao resolver operações simples dentro de uma equação, por exemplo.

3. Xadrez

O xadrez é um esporte que trata bastante de planejamento, e exige que você saiba entender bem a situação e analisar diversos aspectos antes de fazer uma jogada. O xadrez oficial, em modalidade esportiva, é cronometrado.

Com ele, é possível ter maior gestão sobre o tempo gasto para cada questão, além de te ajudar a lidar com a sensação de ter que tomar decisões importantes sob pressão de ter um tempo delimitado. Parece familiar? Você passará por sensações semelhantes durante o concurso.

O xadrez pode, portanto, ser um ótimo aliado para te ensinar como controlar sua ansiedade e se manter concentrado durante o concurso público.

4. Pintura/colorir

Falando em ansiedade, é muito comum que a pressão e a ansiedade te deixem extremamente estressado quando está estudando para o concurso público. Por isso, às vezes é muito importante respirar fundo e procurar uma atividade que possa te acalmar.

Para aqueles que sofrem de ansiedade, uma forma muito boa de combatê-la é colorindo. Você pode comprar aqueles livros de colorir para adultos ou simplesmente imprimir um em casa. A mente se recupera melhor de um ataque de ansiedade quando sente algo tangível que não é a causa do estresse próximo, e se focar em uma atividade simples e relaxante dá ao seu cérebro o sinal de que ele pode se “desligar” um pouco e relaxar.

Isso pode te ajudar, por exemplo, se o nervosismo não está te deixando dormir nos dias próximos à prova.

Além disso, se acostumar a preencher detalhes em linhas pode te ajudar no preenchimento correto do gabarito. Pode parecer besteira, treinar para algo tão simples, mas algumas pessoas ficam tão nervosas que começam a tremer, com o medo de preencherem errado.

Estar acostumado com a situação fará com que seu cérebro se sinta mais confiante, e o nervosismo não será um problema tão grande assim.

5. Séries

Por incrível que pareça, assistir séries pode te ajudar em certames sim! Isso porque algumas provas exigem que você fale outras línguas, e não há maneira melhor de treinar uma língua diferente da sua do que estando em contato com ela, de maneira que se interesse.

Mas não vale assistir séries legendadas, e nem uma em que você já sabe tudo o que acontece! Aqui a dica é assistir ou com a legenda na língua que você quer aprender ou sem nenhuma legenda.

Você pode entender bem pouco no começo, mas a sua curiosidade vai te estimular a tentar identificar aquilo que está acontecendo e associar a elementos linguísticos, te ajudando, assim, a aprender melhor o idioma.

6. Leitura

O hábito da leitura também nunca poderá ser descartado. Se você não se sente bem lendo os livros literários pedidos no edital, ao menos leia algo que te agrada.

Isso porque os exames públicos costumam ter enunciados longos propositalmente, para avaliar também a capacidade de interpretação do candidato. Por isso, não hesite em se habituar a ler o máximo possível! Se possível, leia coisas que você acha interessantes, mas pertinentes também ao tema central de sua prova. Quem sabe seus argumentos não podem ser utilizados na redação?

Com todas estas dicas, tenho certeza que você será capaz de se sair muito melhor do que o normal em seu próximo concurso. Boa prova!

Comentários

comentários

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.