7 filmes para concursos que vão inspirar seus estudos

Tempo de leitura: 6 minutos

 

Além de proporcionar entretenimento, o cinema também pode ser útil em nossas vidas por meio de lições e aprendizados valiosos.

Pensando nisso, hoje selecionamos 7 filmes para concursos para você, concurseiro, que constantemente está submetido a situações estressantes e muito estudo.

Confira agora um pouco da história de cada obra e as inspirações que você poderá tirar para os seus estudos! Boa leitura!

À procura da felicidade (2006)

Baseado em uma história real, esse longa nos leva até Chris Gardner (Will Smith), um vendedor que, após um mau investimento, atravessa uma terrível crise financeira, vendo os seus sonhos e a sua família despedaçarem-se.

Sem casa e sem esposa, ao lado de seu filho de apenas 5 anos, Chris mostra-se irredutível frente a essa situação e luta com todas as suas forças por uma vaga de emprego em uma grande corretora de ações.

Perseverar e manter-se no caminho escolhido por nossos sonhos é uma das principais mensagens desse filme, que nos contempla com importantes lições de vida e família.

A rotina de um concurseiro pode, muitas vezes, submetê-lo a provações e situações difíceis, nas quais os sacrifícios são constantes e nem sempre a recompensa é imediata.

Esse filme pode nos mostrar exatamente como o sofrimento é passageiro, mas desistir é para sempre. Vale a pena assistir!

Homens de honra (2000)

Também baseado em fatos reais, esse longa nos mostra como Carl Brashear (Cuba Gooding Jr.) tornou-se o primeiro negro a conseguir o título de mergulhador chefe da Marinha Americana em uma época de imensa segregação racial nos Estados Unidos, quando apenas brancos recebiam esse tipo de condecoração.  

Possivelmente, muitos concurseiros já se depararam com pessoas dizendo-lhes que alcançar o cargo desejado por meio de um concurso é muito difícil e que isso é para poucos.

O filme, ao mostrar como Brashear venceu o racismo e os obstáculos impostos ao seu sonho, certamente servirá como um exemplo de inspiração na hora dos seus estudos, utilizando tudo aquilo de negativo que esteja à sua volta como combustível para que você alcance seu sucesso.

Intocáveis (2011)

O filme é baseado na autobiografia de Philippe Pozzo, um milionário tetraplégico que reencontra sentido em muitas áreas de sua vida quando contrata Driss, um desempregado vindo da periferia francesa como seu cuidador e auxiliar.

Dessa controversa relação surge uma grande amizade e, mesmo sem muita instrução, Driss leva inúmeras lições e ensinamentos para a vida de Philippe.

Assim como Philippe, muitos concurseiros têm as suas próprias barreiras e limitações, sejam elas físicas, psicológicas ou cognitivas. Mas manter o bom humor, a cabeça erguida e encontrar estímulo para seguir firme nos estudos deve ser uma das metas de todos que querem passar em um concurso público.

Além disso, o filme ainda nos mostra como é possível observar as mais inúmeras situações a partir de um enfoque positivo, como quando temos pouco tempo para nos prepararmos antes de uma prova ou quando tentamos por repetidas e fracassadas vezes o ingresso em determinado cargo. Seguir em frente: essa é uma das maiores mensagens desse filme!

Mãos Talentosas (2009)

Pobre, criado apenas por sua mãe e enfrentando todos os preconceitos raciais da sociedade americana, Ben Carson (Cuba Gooding Jr.) nos mostra como conseguiu tornar-se um dos mais respeitados neurocirurgiões pediátricos do mundo.

Certamente, muitos concurseiros se identificarão com essa história, já que para alcançar os seus objetivos e vencer na vida, Ben precisou debruçar-se sobre os livros, organizar o seu tempo e ter força de vontade e acreditar naquilo que queria.

Já notou alguma semelhança com a sua rotina de concurseiro?

Forrest Gump (1994)

O longa é narrado por Forrest (Tom Hanks), que sentado em um banco à espera do seu ônibus conta a todos que ali passam as mais diversas aventuras de sua vida, desde o seu grande amor, como sobreviveu ao Vietnã e conquistou fortuna com a pesca.

Em meio a todos esses fatos, alguns um pouco difíceis de se acreditar, é que o filme mostra como Forrest, mesmo não sendo tão inteligente, conseguiu sair-se bem em tudo o que se propôs fazer.

Essa lição pode servir a todos os concurseiros, mostrando que além da inteligência e de muito estudo, passar em um concurso público depende também de habilidades emocionais, jogo de cintura, e tato para lidar com inúmeras situações dentro e fora do universo dos concursos, como o convívio familiar e o relacionamento com os seus estudos.

Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Estrelado por Robin Williams, esse longa narra a passagem do professor de literatura John Keating pela tradicional e renomada escola Welton Academy.

Por possuir métodos nada ortodoxos, John logo acaba chamando a atenção dos alunos e do corpo docente da instituição. É quando decide criar a “Sociedade dos poetas mortos”, e ensinar aos seus alunos uma forma de pensar diferente, mais autônoma e relacionada a aproveitar a vida.

Nem sempre os métodos e planos de estudo convencionais ou aqueles ditos como “certos” para os estudos dão certo em nossa preparação para concursos.

O filme nos inspira justamente a encontrar o que seja melhor para a nossa preparação em um concurso, como inovar na forma como estudamos os conteúdos programáticos, na escolha dos materiais de apoio e na criação de uma metodologia que se adeque ao nosso estilo e necessidades.

Sim Senhor (2008)

Para fechar a nossa lista, nada melhor do que uma comédia inspiradora como “Sim Senhor”!

O filme conta a história de Carl Allen (Jim Carrey), um homem extremamente pessimista, negativo e solitário, que tende a sempre dizer não ao que lhe é proposto por amigos e pessoas próximas até que, em um evento motivacional, tem contato com a proposta de sempre dizer “sim” às oportunidades, e acaba sendo protagonista de inúmeras situações cômicas, inspiradores e inusitadas.

Além das boas risadas, o filme serve para que os concurseiros tirem proveito de algumas lições como:

  • dizer sim a concursos com poucas vagas;

  • dizer sim a editais de cadastro reserva;

  • dizer sim a concursos “difíceis”.

Muitas vezes, não é a falta de preparo ou de capacidade que coloca algum candidato longe de sua tão almejada vaga, mas sim sua postura pessimista e temerosa frente a alguns editais por aí.

E então, sentiu-se inspirado por algum desses títulos? Então provavelmente você também irá gostar desses 6 livros para concurseiros que selecionamos para você! Até a próxima!

 

Comentários

comentários

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.