Afinal, ainda vale a pena estudar para concurso?

Tempo de leitura: 6 minutos

Com seus 30 anos, Lucas é um profissional com carreira sólida. Recebe um bom salário e tem um plano de carreira invejável. Já possui uma casa e o carro que sempre sonhou. Sabe o que ele fez? Se tornou funcionário público, por meio de um concurso. Se esse tipo de estabilidade interessa a você, continue lendo nosso artigo e aprenda como estudar para concurso.

Uma profissão que oferece todas as vantagens listadas acima é o que muitos jovens querem, principalmente os que estão à procura da primeira oportunidade de emprego. Os concursos públicos são ótimas opções para quem busca uma carreira estável. Passar em um, porém, não é uma simples tarefa: é preciso disciplina, organização, em alguns, casos, requer também uma ajudinha externa.

As razões para estudar para concurso

Salário e benefícios

A primeira vantagem que vem à cabeça quando pensamos em estudar para algum concurso é o salário. A carreira pública é conhecida por valorizar os servidores, começando com uma remuneração razoável, que é reajustada todos os anos. Ainda há benefícios como triênios, quinquênios e outros, que o servidor conquista ao longo dos anos, em função de fatores como:

  • Tempo de trabalho;

  • Dedicação exclusiva;

  • Promoção.

Vales e licenças

Geralmente, o salário inicial não é tão satisfatório, mas ao longo da carreira ele vai melhorando, até chegar ao seu teto que, de acordo com o cargo, pode vir a ser uma ótima remuneração.

Considere também os valores de benefícios e outras vantagens, como:

  • Vales-transportes e alimentação;

  • Auxílio-creche;

  • Licença-maternidade maior que no setor privado.

Plano de carreira e aposentadoria

Outro fator a se considerar é o plano de carreira. Cargos públicos oferecem boas opções, que podem ser o grande diferencial, na hora de escolher qual concurso e qual vaga buscar.

Junte-se a isso a aposentadoria que, no caso de servidores públicos, é integral, ou seja: sem redutores de INSS ou outros descontos.

O concurso público na atualidade

A crise política e econômica que o Brasil atravessa colocou em dúvida a realização de vários concursos. Há uma incerteza pairando no ar. Alguns analistas afirmam que, em 2017, muitos concursos públicos serão suspensos ou cancelados. Já outros, mais otimistas, acreditam que, no ano que vem, com a crise um pouco mais controlada, muitos editais sejam lançados.

Caso venha a acontecer alguma suspensão, ela será feita, na maior parte dos casos, no âmbito do poder executivo federal. Assim, os órgãos dos demais poderes federais e todos do âmbito estadual e municipal continuarão lançando editais normalmente.

Além desses, há as empresas públicas — como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Petrobrás, Correios, Polícias, IBGE — que lançam editais de acordo com a demanda por efetivos.

A verdade é que, se o edital que você mais espera não for lançado, o melhor a fazer é ficar atento ao calendário de concursos, adquirir outros materiais para estudar e se preparar ainda mais para algo definitivo.

A produtividade e a disciplina nos estudos

Nem precisa dizer que estudar muito é requisito fundamental para passar em um concurso público, mas não há motivos para desespero. O que você precisa fazer é se organizar e manter o foco. Veja algumas dicas para estudar melhor.

1. Siga sua rotina de estudos

Estabeleça uma rotina de estudos, definindo o tempo diário que você dedicará a essa atividade. Faça um cronograma por disciplina e busque segui-lo rigorosamente. Assim, você evita se perder na correria do dia a dia ou no volume imenso de material disponível.

2. Estude mais de uma disciplina

Estudar mais de uma disciplina por vez ajuda o cérebro a criar conexões mais amplas e desenvolver os estudos de forma mais equilibrada.

3. Utilize técnicas de estudo

Existem várias técnicas para tornar os estudos mais eficientes, gerindo melhor o tempo. Uma delas é a chamada Pomodoro. É a estratégia de estudar por blocos de 25 minutos ininterruptos, intercalados por pausas de 5 minutos.

A melhor das estratégias, porém, é estudar, estudar e estudar. Se você não passar de primeira, não desanime: estude mais e tente de novo. Nos Estados Unidos, quando uma pessoa fracassa, é comum que as demais a elogiem, porque, quando você fracassa, significa que está mais preparado e mais perto de acertar.

Ferramentas para ajudar nos estudos

Toda ajuda é bem-vinda, quando se está desempenhando uma tarefa difícil como estudar para um concurso. A tecnologia está aí e é uma ótima aliada nessa empreitada.

Aplicativos para dispositivos móveis

Aplicativos são ferramentas práticas e intuitivas. Existe uma variedade enorme de apps que ajudam a organizar os estudos e até alguns específicos para estudar para concursos. O melhor que é você estuda por várias plataformas, como notebooks, tablets e smartphones.

Aulas em vídeo

Vídeos também são excelentes ferramentas de estudo. Assistir uma vídeo-aula em casa — na tranquilidade do quarto, onde você tem o máximo de concentração — é uma estratégia valiosa. Uma alternativa é assisti-los enquanto você vai para o trabalho ou espera em um consultório, por exemplo.

Filmes inspiradores

A inspiração também é algo imprescindível para quem estuda para concursos. Filmes são boas fontes de inspiração e relaxamento. Confira aqui uma lista com filmes para inspirar concurseiros

A importância do calendário de concursos

A informação é uma arma poderosa. Saber quais editais estão em aberto e quais serão lançados — quando e para quais vagas — é um dos primeiros passos para organizar os estudos. Por isso, consulte sempre um calendário de concursos e encontre as melhores opções para você.

A motivação pessoal para os estudos

Por fim, mas não menos importante: a motivação é extremamente valiosa para manter o foco e vencer a rotina de estudos. Tenha bons motivos, que levem você a renovar as energias todos os dias. Pense no salário que é possível ganhar com aquela profissão, na estabilidade profissional e no bem-estar da sua família. Imagine também o que um concurso lhe permite conquistar, como uma casa, o carro dos seus sonhos ou aquela viagem tão adiada.

Se nada vier à cabeça, lembre-se do Lucas, de quem falamos no início do texto.

Agora, você já sabe que ainda há muitas e boas razões para estudar para um concurso. Então, para não faltar inspiração, leia esse artigo para ajudá-lo a escolher entre os melhores e mais cobiçados concursos. Boa sorte!

Afinal, ainda vale a pena estudar para concurso?
Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.