Alimentos que contém ômega 3 são mesmo aliados de boa memória? Como eles podem ajudar nos estudos?

Tempo de leitura: 5 minutos

A alimentação é um ponto chave de quem somos e daquilo que somos capazes de fazer, tendo um poder em nosso dia a dia muito maior do que a grande maioria pensa.

Isso porque determinados nutrientes presentes em alimentos específicos podem influenciar não só o nosso corpo, mas também a nossa mente para determinadas atividades, podendo ajudar ou atrapalhar o nosso desempenho, seja na hora de tentar emagrecer, seja até mesmo na hora de estudar.

Isso porque são os nutrientes que fazem com que o nosso corpo funcione e são eles os responsáveis por regular e estimular as mais variadas funções, desde a queima de calorias até a concentração.

E um nutriente bastante conhecido por suas propriedades em relação à memória é o ômega 3, presente em diversos alimentos, como salmão e até mesmo sob a forma de suplementação, tamanha a sua fama entre os dizeres populares.

E é exatamente por conta dessa sua suposta característica de auxiliar na memória é que alimentos em ômega 3 seriam ótimos aliados de quem precisa potencializar os estudos, afinal de contas, só quem já precisou estudar para passar em uma prova difícil sabe o quanto a memória pode ser uma grande aliada dos estudos.

Foi pensando em tudo isso que nós separamos aqui uma série de informações que vão mostrar para você se alimentos ricos em ômega 3 são realmente ou não aliados de uma boa memória e como eles são capazes de ajudar você na hora dos estudos. Afinal de contas, quando falamos de estudos toda ajuda é bem-vinda, principalmente no que diz respeito aos alimentos.

Ômega 3 para a memória, funciona ou não funciona?

Ao contrário do que muita gente pode pensar, o conhecimento de que o ômega 3 pode ser bom para a memória não é apenas balela de conhecimento popular e alimentos ricos em nutrientes podem sim trazer benefícios para a memória e concentração, o que os tornam um ótimo aliado de quem precisa potencializar os estudos.

Isso acontece porque o ômega 3 é um nutriente considerado rico em ácidos graxos, que são substâncias que atuam de maneira direta na função cerebral que é responsável pela comunicação entre as células do cérebro.

Dessa forma, a composição do ômega 3 consegue ajudar na formação da bainha de mielina ao redor das células nervosas, o que vai potencializar a capacidade cerebral tanto na atuação da memória quanto no monitoramento do humor.

Ou seja, alimentos com ômega 3 ajudam sim a melhorar a memória porque contém substâncias que atuam diretamente na região do cérebro que é responsável por essa função, o que significa que vale muito a pena investir neles se você quer dar aquela potencializada nos estudos.

Como alimentos ajudam nos estudos e quais são bons aliados da boa memória

Os alimentos podem ajudar na hora dos estudos porque para uma boa sessão de estudos é preciso concentração e também boa memória, para conseguir absorver e gravar em sua mente tudo aquilo que você sentou para estudar.

Dessa forma, investir em alimentos que sejam responsáveis pela manutenção dessas duas funções cerebrais é uma ótima maneira de garantir que seus estudos sejam ainda mais proveitosos.

Afinal de contas, é por meio da alimentação que você vai conseguir os nutrientes que são necessários para que o seu corpo module neurotransmissores e diversos mecanismos corporais que vão regular as mais diversas funções, como a disposição, a boa memória e também a sensação de se estar ativo para conseguir realizar atividades diárias e estudar.

Dessa forma, conhecer e apostar nos alimentos certos para uma dieta balanceada que vai dar aquela potencializada na memória pode ser uma ótima pedida para conseguir obter estudos mais produtivos e também para ter maior disposição para sentar e estudar, algo que é difícil para muita gente.

Entre os alimentos ricos em ômega 3 que podem ser incluídos na dieta para dar uma melhorada na memória está a sardinha, que contém não apenas ômega 3, como também antioxidantes, como a Coenxima Q10. O ideal é que você coloque a sardinha assada dentro do seu cardápio, de preferências com ervas finas para a obtenção de ainda mais nutrientes.

Outro alimento que está bastante na moda no momento entre o pessoal fitness da internet e que também é bastante rico em ômega 3 é a chia, uma semente vinda do México consumida desde a antiguidade por povos locais.

Bastante versátil, ela pode ser consumida no café da manhã, com iogurtes ou sucos e até mesmo dentro de outas preparações, como bolos ou tapiocas.

Outro velho conhecido rico em ômega 3 é o salmão, peixe que é a grande estrela da culinária japonesa. Ele pode ser consumido das mais diversas formas e é uma ótima opção para quem deseja obter uma suplementação extra no nutriente na dieta diária. A grande vantagem é que é um peixe bastante saboroso e que permite preparações bastante versáteis, desde sua versão crua até pratos assados e cozidos.

Para quem deseja entrar no clima de natal e conseguir uma dose extra de ômega 3, uma presença marcante da época também é uma rica fonte do nutriente. Isso porque a noz, em apenas 28g carrega 2,6 gramas de ômega 3 em sua composição. Para efeito de comparação, 100 gramas de salmão apresentam 1,4 gramas do mesmo nutriente.

Outra ótima opção para quem deseja introduzir o ômega 3 na dieta diária para dar uma ajudada na memória sem precisar pensar muito no cardápio diário é investir em alimentos que sejam enriquecidos com o nutriente. Hoje há diversas opções no mercado, como pães, ovos e até mesmo manteigas que são enriquecidas com ômega 3 e tem essa indicação na embalagem.

Porém, como a quantidade nesse tipo de alimento do nutriente costuma ser pequena, ainda é necessário aliar o consumo com alimentos ricos em ômega 3 pelo menos duas vezes na semana, seja por meio do salmão, da noz, da chia, da sardinha e de muitos outros que podem tornar a sua dieta ainda mais rica e a sua memória cada dia melhor.

Alimentos que contém ômega 3 são mesmo aliados de boa memória? Como eles podem ajudar nos estudos?
Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.