Aplicativos para estudar: quais os melhores para concursos públicos?

Tempo de leitura: 5 minutos

Com o avanço da tecnologia, estudar vem se tornando algo mais prático, divertido e acessível. Alguns aplicativos permitem que você se prepare para seu concurso em qualquer lugar e a qualquer hora, bastando ter à mão o seu smartphone.

Quer conhecer quais são os melhores aplicativos para estudar? Então continue a leitura conosco e descubra quais são os recursos que podem turbinar a sua preparação!

Folha Dirigida

O aplicativo Folha Dirigida é ideal para quem quer ficar por dentro de tudo o que acontece no universo dos concursos. Com ele, é possível descobrir quais concursos estão com inscrições abertas e quais editais serão publicados nos próximos meses.

Esse aplicativo está disponível para iOS e Android, e inicialmente é gratuito, embora ofereça algumas opções exclusivas para anunciantes da Folha Dirigida.

Aprovado

O Aprovado, que é uma ferramenta gratuita e disponível para iOS e Android, é a opção perfeita para quem procura por um aplicativo capaz de otimizar sua performance estudantil.

Nele, dentre outras funções, é possível gerenciar suas horas de estudo e obter gráficos e relatórios que ajudam você a acompanhar seu próprio desempenho e que podem ser compartilhados em suas redes sociais! Excelente, não é?

Pomodoro Timer Lite

O método Pomodoro é uma das mais simples e eficientes maneiras de aumentar sua produtividade significativamente. De modo resumido, pode-se dizer que a técnica funciona assim: você alterna 25 minutos de trabalho/estudo com 5 minutos de descanso.

E para ajudar você a cronometrar com disciplina seus períodos de trabalho e suas pausas, o Pomodoro Timer Lite é uma ferramenta fora de série. Com uma interface simples e bonita, o aplicativo serve como cronômetro para que você coloque a técnica Pomodoro em ação.

O Pomodoro Timer Lite está disponível para Android, é gratuito e pode ajudar você a ter resultados fantásticos, desde que usado com disciplina!

Partiu Revisar

Quando se fala em preparação para concursos, a revisão é etapa fundamental da rotina de um concurseiro.

Não basta ler centenas de páginas, realizar dezenas de exercícios, se você não retornar periodicamente aos conteúdos já vistos.

É a repetição nos estudos que fará com que você realmente assimile as matérias e se dê bem no dia da prova. E para quem tem dificuldades em controlar as revisões, o aplicativo Partiu Revisar pode ter grande utilidade.

Baseado nos estudos relacionados à Curva do Esquecimento, o Partiu Revisar vai levar você a fazer revisões cíclicas, para fixar cada vez mais os conteúdos vistos, até transformar a memorização em conhecimento. E qual a vantagem disso? Ter um excelente resultado na hora da prova, claro!

O Partiu Revisar é um aplicativo gratuito, mas está disponível apenas para Android.

Gabaritar

Disponível para Android e iOS, o aplicativo Gabaritar é gratuito e é fundamental para quem tem como objetivo ser aprovado em um curto espaço de tempo.

Com ele, você tem a oportunidade de criar vários planos de estudo, divididos por edital ou até por matérias e registrar as horas nas quais você se manteve focado, estudando. Isso ajudará você a ter uma noção mais ampla sobre seu desempenho, aprimorando suas estratégias de estudo, se for o caso.

Questões de Concursos

Todo bom concurseiro sabe: é praticando que se consegue a aprovação. E o aplicativo Questões de Concursos é o instrumento ideal para quem quer responder muitas questões até o dia da prova.

O Questões de Concursos está disponível tanto para Android quanto para iOS e possui mais de 460 mil questões cadastradas.

O usuário que deseja utilizar o aplicativo pode responder gratuitamente até 10 questões por dia. Ou, se preferir, pode optar por tornar-se um assinante, e então responder a um número ilimitado de questões.

O aplicativo permite ampla filtragem (por conteúdo, banca, disciplinas, concurso, etc), o que facilita a escolha das questões na hora de respondê-las.

E, por fim, uma outra grande vantagem do aplicativo, mas que está restrita somente a quem é assinante, é a possibilidade de usar o aplicativo offline, tendo acesso às questões mesmo quando não há acesso à internet.

Agenda do Estudante

Se você é daquele tipo de concurseiro que tem dificuldades em conciliar seus momentos de estudo e suas outras obrigações, o aplicativo Agenda do Estudante vai facilitar a sua vida.

Nele, é possível inserir seus compromissos, organizar seu calendário, agendar notificações e marcar tarefas como concluídas, tudo na palma da sua mão, com o auxílio do seu smartphone.

O aplicativo é gratuito, mas está disponível somente para Android.

Vade Mecum Jurídico – Legis

Quem se prepara para concursos jurídicos sabe a dificuldade que é andar para cima e para baixo com o Vade Mecum de papel. Pesado, o livro em papel pode ser considerado um grande incômodo, principalmente para quem precisa se deslocar com ele ao longo do dia.

Pensando em facilitar a vida dos concurseiros, foi criado o Vade Mecum Jurídico – Legis. Com ele, é possível consultar em seu smartphone toda a legislação prevista no edital do concurso que você deseja prestar, de maneira rápida e prática.

O aplicativo apresenta legislação relacionada às áreas de direito:

  • Administrativo;

  • Ambiental;

  • Cível;

  • Constitucional;

  • do Consumidor;

  • Empresarial

  • Internacional;

  • Militar;

  • Penal;

  • Previdenciário;

  • Trabalhista;

  • Tributário.

O Vade Mecum Jurídico – Legis está disponível apenas para Android, é gratuito, e pode ser decisivo em sua preparação em busca da sonhada aprovação.

Aplicativos para estudar não faltam! Agora que você já conhece alguns bons recursos, instale em seu smartphone os que melhor se adequarem às suas necessidades e tire o máximo proveito deles!

Porém, nunca se esqueça: o uso de nenhum aplicativo substitui a importância de realizar leituras e investir em aulas para concursos. Para se preparar para o certame da melhor maneira possível, o que você pode e deve fazer é aliar os métodos tradicionais de ensino com a modernidade que os aplicativos têm a oferecer! Unindo o que de melhor essas duas formas de se preparar têm, com certeza, você conquistará resultados fantásticos no dia da prova!

O que achou desse post? Se você gostou das dicas de hoje, aproveite e saia na frente: saiba como organizar tempo para estudar mais!

 

Comentários

comentários

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.