Como tirar suas dúvidas na hora do concurso púlico

Tempo de leitura: 6 minutos

Com os inúmeros atrativos que se pode ver em ser um funcionário da iniciativa pública (dentro dos quais podemos citar estabilidade empregatícia, salários elevados, horário de trabalho justo e férias garantidas), cada vez mais pessoas têm se voltado aos estudos para ingressar nessa modalidade de cargo.

Falamos em estudos porque a grande maioria dos cargos da iniciativa pública requerem que, além de suas especificidades de documentação, se execute uma prova para provar seus conhecimentos para ingressar o cargo.

Isso mesmo, estamos falando do concurso público. E cada vez mais é comum ver pessoas se dedicando o máximo possível para conseguirem uma chance de aprovação.

Se você é uma dessas pessoas que se dedicou o ano inteiro e estudou demais, provavelmente está se sentindo preparado, mas também muito nervoso para realizar a prova, com muitas dúvidas correndo pela sua mente.

E se eu esquecer alguma coisa? E se eu não entender muito bem alguma frase? E se eu não estudei bem aquele tema difícil? Quais documentos eu precisaria ter trazido? Como resolver essas dúvidas bem na hora? Será que meu curso serve para prestar esta prova?

Dúvidas pertinentes

Primeiramente, vamos começar esclarecendo um fator: ter algumas dúvidas em exames é perfeitamente normal, então pode se acalmar, que todos os outros candidatos provavelmente estão passando por situações semelhantes.

No entanto, é importante que você entenda que, embora seja cabível ter algumas dúvidas na hora de fazer a prova, algumas não podem existir.

Enquanto está tudo bem ter dúvidas sobre o exame em si, como não entender muito bem uma questão ou não entender o enúnciado, coisas para as quais daremos dicas a seguir, você não pode estar em dúvida quanto a questões apresentadas no edital, como a documentação necessária e os requerimentos. Sempre faça a leitura do edital imediatamente.

Agora, se suas dúvidas são sobre o conteúdo, vamos te dar, a seguir, X dicas de como resolver dúvidas na hora do concurso público:

1. Estude provas antigas

Um pouco antes de prestar o concurso público, é fundamental que você tenha feito pelo menos uma prova antiga. Isso é importante especialmente porque vai te preparar para o formato de prova, e, principalmente, a linguagem utilizada.

Se você fez isso e está com alguma dúvida sobre o enunciado de uma questão, é possível que você se lembre de um exercício semelhante que apareceu em anos anteriores.

2. Veja as informações que o enunciado te dá

Normalmente, as provas de concurso púlico possuem enunciados grandes, com uma quantidade maçante de texto. Se você não tem certeza do que o exercício te pede, reúna as informações que ele está te dando. Circule-as e anote-as ao lado da questão. Isso te ajudará a entender a informação dada e também te fará ler o enunciado com mais antenção.

É muito importante também tomar cuidado com algumas pegadinhas que podem aparecer em concursos! Fique atento a palavras como “apenas”, “mas” “somente quando”, e grife-as caso não tenha entendido. Em questões de matemática, por exemplo, interpretar a questão sem essas palavras pode mudar completamente o entendimento do enunciado.

É possível que você calcule a distância total percorrida, quando ele pedia a distância somente dos pontos A e B quando se está a 20km/h. Uma única palavra altera completamente a resposta. Tome cuidado!

Lembre-se sempre de que é intencional que a prova tenha enunciados confusos, porque o concurseiro também está sendo avaliado por sua interpretação de texto.

3. Eu realmente não sei como resolver a questão

Se este é seu caso, analise as alternativas. É provável que, em questões de humanidades, por exemplo, a mesma informação se repita em quase todas as alternativas. Provavelmente esta informação é correta, então você já pode descartar a alternativa que não a apresenta.

Agora observe as outras, e leia-as. Alguma delas se contradiz? Pode descartá-la. Você agora está, hipoteticamente, entre duas alternativas. Veja as informações diferentes entre elas. Agora, releia o enunciado. É possível que você encontre o dado que precisa para saber qual a alternativa correta na própria questão, pois agora já sabe pelo que deve procurar nos dados.

Em questões de matemática, é possível fazer um processo semelhante. Isso porque é comum que certames sempre tenham uma alternativa com uma resposta “absurda” e não condizente. Elimine-a e comece a analisar os dados. Qual a resposta que mais faz sentido?

Analisar as alternativas é fundamental para que você consiga “chutar” de maneira correta as questões que você tem dúvida, e é uma alternativa muito mais eficiente do que analisar o gabarito e hesitar porque a alternativa C se repetiu muitas vezes.

Algumas vezes os gabaritos são elaborados com muitas letras repetidas para evitar que quem faz este tipo de análise se dê bem, por sinal, então fuja dessa estratégia! Os instrutores já a conhecem!

Posso perguntar a quem está aplicando o exame?

Se você está pensando no concurso público como uma prova comum, é provável que esteja pensando que o aplicador da prova está instruído a resolver as dúvidas dos candidatos, se não a respeito do conteúdo, ao menos no caso de um enunciado que não esteja muito claro.

Se esta é sua mentalidade, sinto em lhe dizer que isso não é possível. Os examinadores são instruídos a passarem as orientações gerais no início da prova, e apenas isso. A partir daquele momento, seu trabalho é observar os alunos, para se certificar de que não há ninguém colando ou violando qualquer norma.

No entanto, você ainda pode pedir a eles para ir ao banheiro e tomar água, o que pode te ajudar a espairecer. Isso é o máximo que um aplicador de concurso público irá fazer para te ajudar na prova.

O ideal, portanto, é se preparar o máximo possível e reler quantas vezes for possível as questões. Se você ainda assim não sabe como solucionar uma questão, procure entender as alternativas de resposta.

Seguindo estas dicas, você ficará mais tranquilo para realizar seu certame e solucionar suas próprias dúvidas, provando que será capaz de exercer a função pela qual você se candidatou. Bom exame!

Comentários

comentários

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.