Falo mandarim, quais concursos prestar

Tempo de leitura: 6 minutos

Todo mundo sabe que hoje em dia é importante falar mais de um idioma. Ganhar destaque no mercado é o motivo principal pelo qual as pessoas continuam, já há anos, buscar uma nova maneira de aprender uma língua diferente.

O inglês pode continuar a ser a língua dominante do mundo, mas existem outras tão importantes quanto, e que podem te ajudar a alavancar a sua carreira. Quem domina o mandarim, por exemplo, pode ter grandes vantagens no mercado, bastas saber onde procurar.

Se você domina esse idioma que acabamos de citar, mas vive se perguntando qual caminho correr, ou ainda se pergunta “falo mandarim, quais concursos prestar?” acredito que tenhamos a solução para seu problema.

Hoje você ficará por dentro de quais concursos pode, e deve prestar, sabendo falar mandarim, e ainda te deixaremos por dentro de algumas das vantagens de conhecer essa língua, que ainda, não é muito famosa entre a maioria das pessoas. Confira!

Falo mandarim, quais concursos prestar?

É difícil encontrar concursos com vagas comuns para quem fala mandarim. É claro que você pode optar por prestá-los, mas talvez, dominar esse idioma não te ajude a se destacar tanto assim, já que ele não faz muita diferença.

Intérpretes

A carreira de intérprete é muito promissora, ainda mais se você conhece uma língua que muitas pessoas não conhecem. A ONU (Organização das Nações Unidas) por exemplo, abre vagas para servidores públicos que queiram trabalhar como intérpretes para a organização.

No entanto, para chegar a um cargo tão alto quanto esse, você já deve mostrar alguns anos de experiência no ramo. Por isso, deve prestar um concurso para intérprete.

O último concurso para intérprete de mandarim aconteceu no ano passado, e as inscrições podiam ser feitas através do site: http://inscricao2016.com/inscricao-concurso-2016-tradutor-e-interprete-mandarim/

Para ficar por dentro das vagas de concurso de intérprete de mandarim que abrem durante o ano, aconselhamos que você fique atento nas pesquisas em sites de busca. Mesmo porque, esse tipo de concurso não é muito divulgado.

Como estudar para o concurso de intérprete de mandarim?

Ainda nos sites de busca, principalmente nas páginas de inscrição dos concurso, é possível encontrar indicações de material para estudo. O material inclui, geralmente, apostilas com explicações, exercícios voltados para concursos de tradutor e intérprete, provas de edições passadas etc.

Além disso, quem deseja ser intérprete de mandarim precisa saber que a memorização é muito importante, e já existe material para que você possa aprender melhor sobre essa técnica.

Além disso, buscar um curso de leitura dinâmica também vai te ajudar muito, principalmente porque não te deixa perder tempo com elementos que não têm importância no texto.

Mesmo os livros de história em mandarim podem te ajudar a treinar o idioma, e também já existem autores de materiais dedicados àqueles que se perguntam “falo mandarim, quais concursos prestar?”.

Nesses materiais é possível encontrar dicas, que vão desde toques importantes sobre interpretação, gramática até dicas de comportamento no dia da prova do concurso.

Carreira Internacional

Você já deve saber que, se fala mandarim, deve buscar alavancar sua carreira no exterior, certo? Infelizmente, o espaço para quem domina esse idioma, no Brasil, ainda é muito reduzido.

Mas, não desanime, porque lá fora você é muito mais valorizado financeiramente, além de ter mais opções no mercado de trabalho.

Escolas

Se você ainda se pergunta “Falo mandarim, quais concursos prestar?” saiba que podemos te dar uma boa ideia nesse momento.

Já pensou em trabalhar em escolas e ensinar esse idioma que tem domínio? Isso mesmo! As escolas no exterior abrem vagas a partir de concursos públicos para professores, e o salário não é nada mal.

Pode ser que você nem seja contratado para ensinar durante todo o ano letivo, e sim só por um período. Mas, pensando pelo lado positivo, isso pode te dar o tempo que você precisa para decidir se essa é realmente a carreira que deseja seguir ou não.

Tradutores (mídias)

Pode parecer que não, mas se você se pergunta “falo mandarim, quais concursos prestar?” por achar que faltam vagas no mercado, saiba que elas podem estar mais próximas de você do que imagina.

Sabe os sites que você usa para assistir suas séries e filmes preferidos? Já parou para imaginar que podem existir vários iguais a eles, precisando de uma pessoa capaz de traduzir o mandarim para o português, ou vice e versa?

Procure pela vaga de concurso mais recente nessas empresas, veja quais são os pré requisitos para ingressar ali, estude e procure sempre aprimorar o seu conhecimento.

Se você ainda se pergunta “falo mandarim, quais concursos prestar?” saiba que nem sempre um concurso pode ser a sua chave para o sucesso. É preciso estar de olho nas oportunidades ao longo do caminho.

Por exemplo, o Brasil foi sede das Olimpíadas no ano passado, certo? Você já parou para se perguntar se contrataram tradutores ou intérpretes de mandarim para trabalhar durante o evento? Mesmo que não tenha sido preciso falar, mas sim traduzir documentos etc.

Procure formas de se inserir nesses meios, descubra o que é necessário, tente através de contatos! Boas oportunidades não são tão divulgadas, justamente porque são para poucos.

Qualificação

Se você sempre se pergunta “Falo mandarim, quais concursos prestar?” e acha que só porque tem domínio da língua, pode se inscrever em qualquer concurso, pode estar muito enganado.

Como intérprete e tradutor ainda não sã profissões regulamentadas, é preciso que você tenha ensino superior. Normalmente as pessoas cursam Letras na faculdade, e o segundo idioma é o mandarim.

Somente dessa forma elas podem se inscrever nos concursos. Além disso, quanto mais bem qualificado você for, mais os “grandões” do mercado irão ficar de olho em você, por isso, procure fazer cursos de extensão, passar algum tempo no país que tem o mandarim como língua nativa, faça uma pós graduação etc.

Tudo que você fizer para aprimorar o seu conhecimento em mandarim será válido, e só vai ajuda-lo a alavancar sua carreira mais rápido. Feito isso, é só ficar de olho nas oportunidades que o mercado oferece. Não deixe de procurar!

Falo mandarim, quais concursos prestar
Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.