Matemática para quem já saiu do ensino médio há muitos anos

Tempo de leitura: 6 minutos


Reviewed by:
Rating:
5
On 14/07/2017
Last modified:14/07/2017

Summary:

Um problema que acontece muito frequentemente é sobre o que iremos fazer depois que nós saímos da escola, do ensino médio e temos de trabalhar escolher faculdade entre outras coisas. Porém, além dessas escolhas nós temos que ter algumas lembranças de algumas coisas da nossa infância, para usarmos no nosso presente em que somos adultos ou até mesmo no futuro.

Uma dessas lembranças precisa ser a matemática, ela é a matéria que aprendemos lá na escola e não levamos apenas para alguns locais de trabalho e faculdade, mas sim utilizamos no dia a dia em coisas simples como pagamento de contas, compras entre outros casos.

Mas um dos problemas que a matemática mais traz as pessoas é a questão do seu vasto conteúdo e principalmente, pelas fórmulas das contas que te ajudam a chegar nos resultados que você necessita, isso já é um grande problema para quem utiliza a matemática todos os dias ou então quem acabou de terminar os estudos.

Mas isso é potencializado para quem já terminou a escola a muito tempo e precisa se atualizar e relembrar os conteúdos, fórmulas e regras da matemática para realizar provas de vestibular ou até mesmo provas de vagas para concursos públicos.

Para que você consiga aprender novos conceitos e relembrar as antigas regras conceituais da matemática, você precisa fazer uma única coisa, estudar. Parece simples, mas não é, e nós vamos passar algumas dicas para que você consiga estudar matemática mesmo se você esteja a muito tempo fora da escola.

Uma das maneiras que você pode encontrar para estudar matemática, é por meio de aulas particulares, dessa forma você pode tirar dúvidas que possam aparecer durante o momento em que você estiver reaprendendo os conceitos da matemática.

Um problema que pode travar este tipo de opção, é a questão financeira, para realizar este tipo de estudo você terá que desembolsar além de tempo uma boa grana para utilizar dos ensinamentos dos professores particulares.

Caso você não tenha uma grana disponível para investir neste tipo de aula, você tem outras maneiras de utilizar a tecnologia, o passado entre outras coisas para conseguir estudar matemática.

Dicas para estudar e aprender matemática

A matemática é vista por muitas pessoas como um bicho de sete cabeças, mas ela é até relativamente fácil, pois ela, a matemática, é apresentada de maneira que existe apenas duas respostas, certo ou errado, diferente das matérias mais voltadas aos textos, como por exemplo, português, onde a matéria tem nas respostas de seus exercícios muitas interpretações.

Na matemática, a única coisa que pode atrapalhar as pessoas durante o aprendizado da matemática são as formulas, regras e cálculos que precisam ser memorizadas para que você consiga realizar as questões da matéria da maneira correta.

A primeira boa dica para que você consiga estudar matemática mesmo depois de estar muito tempo longe da época em que você estudava o ensino médio, é que você consiga praticar a matemática diariamente.

Pelo fato de conter muitas regras e fórmulas você precisa passar bastante tempo estudando e praticando para que consiga relembrar os conceitos da matemática. Se estiver sozinho você pode tentar estudar por uma ou duas horas por dia para ir aos poucos se acostumando com as fórmulas e outras coisas relacionadas ao conteúdo da matemática.

Se você tiver e conhecer outros amigos ou conhecidos que estejam também na sua mesma situação, buscando reaprender a matemática, uma dica boa é tentar marcar com eles para que vocês estudem juntos.

Caso não tenha como contratar um professor particular, essa é uma ótima opção para que você consiga tirar dúvida e até aprender novas maneiras de estudar ou até mesmo uma forma diferente de aprender a realizar os cálculos das suas contas.

Outro problema que acontece frequentemente quando alguém quer recomeçar a aprender matemática, é a questão do tempo.

No mundo de hoje é difícil você ter muito tempo disponível para realizar estudos da maneira correta, por isso, é importante que você consiga otimizar seu tempo, dessa forma você vai conseguir estudar até mesmo em situações em que você fique muito tempo num mesmo local sem ter tantas opções de coisas a fazer.

Caso você fique muito tempo no transito você pode estudar com áudios que podem conter dicas de maneiras para você conseguir absorver cada vez mais o conteúdo matemático.

No ônibus, você tem uma liberdade um pouco maior, você pode estudar com alguns livros, áudios e também pode fazer a utilização de vídeo aulas da internet, onde alguns professores fazem vídeos curtos respondendo algumas dúvidas frequentes ou então explicando como facilitar a resolução de algumas contas ou facilitando maneiras de você conseguir absorver os ensinamentos matemáticos.

Se você tem um pouquinho mais de tempo livre e está realmente disposto a estudar a matemática, você pode recorrer aos livros de matemática do tempo em que você estudava. Se você tiver os livros em casa pode utiliza-los, caso não possua em sua casa, você tem a opção de procurar com pessoas que estudaram na mesma época que você, pode pedir para conhecidos que estão estudando o ensino médio ou o fundamental, esses provavelmente vão ter os livros, podendo ser até mais atualizados do que o da sua época.

A última opção é por comprar os livros de matemática em livrarias, sites ou sebos. A facilidade em comprar os livros é que você tem uma variedade maior para poder escolher o que você entende que irá te ajudar mais para conseguir aprender os conceitos. Você revendo alguns assuntos pode fazer com que você hoje consiga entende-los de maneira mais fácil se comparado a sua época de escola.

As maneiras de estudar, implicam muito no resultado final. Por isso é importante que você tenha em mente um planejamento para que você consiga desenvolver mais tranquilamente os conteúdos que você precisa estudar.

Se você conseguir planejar como e quando estudar as matérias, a chance de você aprender o conteúdo aumenta bastante. O que acontece muitas vezes, principalmente para quem está buscando aprender após anos depois do fim do ensino médio, é que a pessoa até tem a vontade de aprender, mas acaba fazendo uma bagunça nos conteúdos, tem dificuldades para aprender e assim acaba desistindo de estudar.

Portanto, essas são algumas das dicas para que você consiga ver, rever e estudar a tão temida matemática de maneira mais fácil mesmo estando muito tempo longe dos livros e dos cadernos.

 

Comentários

comentários

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.