O que acontece se eu esquecer de pagar a inscrição?

Tempo de leitura: 6 minutos

Passar em um concurso público se tornou o grande sonho de muita gente, devido a inúmeras razões, mas uma das principais é a de que, se você conseguir passar no concurso, sua estabilidade financeira está garantida, pelo menos se decidir por continuar com a carreira de servidor.

Porém, os concursos públicos são muito concorridos e possui diversas etapas de preparação para a prova. É quase impossível não esquecer de algum detalhe, como o pagamento da inscrição, que pode fazer toda a diferença para quem vai prestar a prova.

O nervosismo, a correria e as inúmeras tarefas diárias fazem com que o nosso cérebro possa se confundir e acabar esquecendo de cumprir prazos e se lembrar de alguns compromissos, como alguma aula, o dia de pagamento da taxa de inscrição e, em alguns casos mais graves, até mesmo o dia da prova.

É muito comum realizar todas as etapas da inscrição, gerar o boleto e esquecer de imprimi-lo ou até mesmo imprimir e esquecer completamente de pagar. Mas, afinal, quais são as consequências caso você realmente esqueça de pagar o boleto até o dia de seu vencimento?

O que acontece se esqueço de pagar o boleto da taxa de inscrição?

Caso você tenha se esquecido de pagar o boleto, a sua inscrição no determinado concurso vai ser automaticamente indeferida, o que significa que você não fez todas as etapas necessárias para que a sua inscrição fosse homologada corretamente e que pudesse realizar a prova.

Se você esquecer de realizar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo definido, infelizmente a sua prova será automaticamente deferida, não tendo nenhuma solução para o caso, a não ser realizar a prova novamente quando for disponibilizado outro concurso para o mesmo cargo.

Caso você não pague dentro do tempo definido, a única coisa que pode acontecer é não participar da prova determinada. Porém, se existe algum outro concurso e você deseja se candidatar, não vai ser proibido ou indeferido em outros momentos.

Outras situações

Porém, caso você tenha pago e no site está como indeferido e esteja desesperado achando que perdeu a oportunidade de fazer a prova desse determinado concurso nesse momento, não se desespere, pois existem duas soluções que podem ser consideradas nesses casos e que podem funcionar.

O pagamento dessa taxa de inscrição possui apenas um modo de pagamento, sendo que é exclusivamente realizado por meio de boleto bancário, cujo pagamento pode ser dado através da internet, por meio do seu código de barras, nas casas lotéricas ou até mesmo em qualquer agencia bancaria.

Entretanto, quando o candidato realiza o pagamento da inscrição, o mesmo ainda tem que ter seus dados avaliados, passando por outros funcionários do banco, que são responsáveis pelo repasse desses dados da transação bancária.

 Caso ocorra algum erro nessa etapa, sendo que o candidato tenha realizado o pagamento dentro do prazo e durante a análise desses dados tenha ocorrido algum problema, é possível recorrer para que a sua inscrição seja deferida, pois esse erro foi totalmente de responsabilidade do banco, e não do candidato.

Todavia, nesse caso, é necessário possuir em mãos um documento comprovando o real pagamento do boleto no dia em questão, podendo, antes da realização da prova, mover uma ação judicial para conseguir ter o seu direito de prestação da prova também.

Esse descobrimento deve ser feito antes da realização da prova, ou seja, é necessário ficar atento a todas as etapas da inscrição através do site do concurso para que não haja nenhum problema no dia da prova.

No caso do descobrimento somente no dia da prova, o poder judiciário determinou que o caso seja apenas de restituição do dinheiro gasto e que seja uma perda de oportunidade, sendo que não há, portanto, chances da realização da prova.

Dicas para não ter problemas com a taxa de inscrição

Caso você seja um pouco desligado e não preste tanta atenção as datas que devem ser cumpridas, seja ela a data de inscrição, data do pagamento ou outra, é necessário ter cuidado em dobro para não passar por problemas que poderiam, facilmente, ser evitados.

Uma boa dica é utilizar uma agenda, seja ela de papel, física, ou até mesmo digital e checar todos os dias para ver se você não está perdendo nenhuma data importante.

Faça anotações com as datas que não devem ser esquecidas e o porquê dessas datas serem importantes. No caso das agendas virtuais, é possível até mesmo colocar um alarme para despertar para te lembrar de certo compromisso, sendo mais fácil de monitorar a sua vida.

Outra dica é pagar a taxa de inscrição assim que o boleto for gerado, seja por meio da internet, caso não esteja podendo sair de casa ou do trabalho, seja por meio do banco ou da lotérica, caso possa facilmente se locomover.

Também funciona colocar o boleto impresso facilmente a vista, com a data de vencimento grifada, para sempre dar uma olhada e ver se ela ainda está em dia. Esse caso vale se você realmente vai lembrar de pegar o boleto e pagar na hora em que vir o papel, ou se vai se lembrar mais tarde naquele dia.

Para pessoas mais esquecidas, essa tática pode não funcionar, pois pode pegar o boleto e simplesmente colocar em algum outro lugar que não tem tanta visibilidade e esquecê-lo lá, perdendo a data do vencimento da inscrição e, portanto, perdendo a prova.

Atente-se ao passo a passo do concurso

Para que a sua inscrição no concurso público realmente seja completada, existem inúmeras etapas a serem concluídas, sendo necessário estar sempre atento a alguma data que pode ser importante para esse compromisso.

Leia com muita atenção ao edital desse concurso e anote as datas importantes e, também, lembre-se de checar o site todos os dias para observar com atenção a quantas anda a sua inscrição para que, se houver algum tipo de problema, você consiga resolvê-lo com mais tranquilidade depois, sem muita correria.

Dessa forma, fica mais difícil se esquecer de realizar as etapas necessárias e cada vez mais fácil de ficar perto do sonho de se tornar um funcionário público.

Comentários

comentários

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.