O que fazer se eu passar mal durante a prova?

Tempo de leitura: 6 minutos


Reviewed by:
Rating:
5
On 10/01/2017
Last modified:10/03/2017

Summary:

O nervosismo e a ansiedade já se tornaram dois vilões que são parte do dia a dia de muita gente, ainda mais nos dias de hoje, em que tudo acontece muito rápido e que as cobranças pessoais e profissionais são extremamente arrebatadoras.

Em uma prova de concurso público, por exemplo, não é incomum que os candidatos fiquem tão nervosos a ponto de passar mal e de precisar serem retirados do local para ser atendidos por um profissional da área da saúde. Porém, se você é retirado do local, dificilmente vai conseguir voltar para terminar o teste.

Portanto, caso você passe mal durante a prova, é necessário tomar alguns cuidados para que não aconteça nada mais grave a ponto de você ter a necessidade de sair da sala para ser atendido e que perca todo o trabalho que já tenha feito até aí, inclusive o pagamento da taxa, que não é totalmente barato.

Atitudes durante um mal-estar nas provas de concurso público

Caso isso aconteça com você, o primeiro passo a ser tomado é o de não se desesperar. Caso você entre em pânico, é provável que seu quadro piore e que você precise ser rapidamente atendido para que não desmaie. Em alguns casos, não é incomum que haja, durante a prova, o desmaio de alguns candidatos.

Caso você sinta náusea e enjoo, por exemplo, tente respirar fundo para se acalmar e para que esse enjoo passe. Caso você tente fazer isso e não funcione, peça para ir ao banheiro para poder respirar melhor, longe do ambiente que está presente.

Outra boa dica, nesse caso, é a ingestão de água, para acalmar o estômago e para ajudar a vontade de regurgitar a passar mais rápido. Tente não ficar pensando sobre isso e volte a se concentrar na prova. Caso você tenha novamente os sintomas, peça para sair novamente e tome ar. Essa pode ser a melhor solução em vários casos.

Caso você se sinta sem ar e claustrofóbico, uma alternativa também é pedir para ir ao banheiro para poder tomar um ar. Dessa forma, você pode aliviar um pouco do que está na sua cabeça e focar em respirar. Isso pode ter acontecido pelo fato de você se sentir tão preso que acabou, também, prendendo o ar.

Se você estiver com muita dor de barriga, a melhor solução é ir no banheiro e fazer o que tem que fazer! Não adianta ficar com vergonha, pensando nos barulhos e no cheiro que o fiscal vai ouvir e sentir, pois isso só vai atrapalhar ainda mais a sua concentração e o foco na prova.

Se você conseguir fazer isso, é provável que tudo fique bem e que volte ao normal. Tomar bastante água pode ajudar, bem como não comer nada que possa prejudicar novamente a flora intestinal e que você tenha que retomar a ida ao banheiro diversas vezes.

O que fazer antes do concurso público para evitar essas situações

Como já dito, o nervosismo e a ansiedade são muito comuns, porém, em níveis exagerados podem fazer com que você perca uma prova que poderia mudar a sua vida de forma muito positiva. Para evitar que isso ocorra, algumas atitudes anteriores ao dia da prova e no dia da prova podem ajudar.

 Se você se preparar bem para o exame, com meses e meses de estudo, com antecedência, certamente o nervosismo e a ansiedade serão automaticamente diminuídos, o que faz com que no dia da prova você sinta um maior alívio e um peso bem menor nas suas costas.

Ter pensamentos positivos, tentando evitar, todos os dias e principalmente no dia anterior e no dia da prova ter pensamentos negativos é uma boa estratégia para aliviar a pressão do exame. Pense em como você é sortudo de ter a oportunidade de realizar o teste e quantas pessoas gostariam de estar no seu lugar.

Pense que, se você não passar, não vai ser o fim do mundo. É apenas um teste, que não está ali para medir a sua inteligência, mas sim para saber quem está preparado para enfrentar desafios. Pense nisso como um desafio pessoal e se prepare bem, mas sem colocar muita pressão, pois também existem inúmeras pessoas tão boas quanto você que merecem passar na prova.

Tenha um cronograma de preparo! Um dia antes da prova, tire o dia para você! Divirta-se, cuide bem de sua alimentação, faça exercícios, libere o nervosismo da maneira que mais gosta e sinta-se mais leve depois de fazer isso. Prepare, também, uma boa noite de sono.

Dormir bem pode fazer toda a diferença, então fique longe de aparelhos que interferem no sono, como celulares, televisão, tablets, entre outros. Desligue tudo por aproximadamente meia hora antes de dormir e concentre-se apenas no sono e no relaxamento.

Já no dia da prova, procure acordar cedo para poder se preparar sem pressa e sem correria, para não ter que enfrentar transito, se for o caso, e também para não perder a hora.

Caso o concurso seja de manhã, acorde pelo menos quarenta minutos antes para tomar um bom café da manhã que seja saudável e que te dê energia para as inúmeras horas que têm pela frente. Opte sempre por comer coisas leves e que te satisfazem para evitar o problema de passar mal por enjoo, náusea e dor de barriga.

Evite, também, sair com pressa, a pouco tempo do começo da prova. Isso pode aumentar o nervosismo e fazer com que você passe mal durante o teste. Portanto, programe-se sempre para poder ter um tempo extra para não passar raiva antes de realmente começar a prova.

Tomar um bom banho relaxante também pode fazer toda a diferença, pois a água acalma e ajuda a clarear os pensamentos, que devem estar a toda para realizar as questões com calma e paciência.

Tente se concentrar ao máximo durante a prova, beba bastante água e, caso se sinta levemente mal, tire um minuto do tempo para poder dar uma boa respirada para clarear os pensamentos e volte a fazer a prova. Com certeza, com essas dicas, você vai evitar passar mal durante o teste e se sairá muito melhor!

Comentários

comentários

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.