Passo a passo para estudar para um concurso público – Parte 1

Tempo de leitura: 5 minutos

Muitas pessoas me cobram, e me perguntam se existe um método de estudo que garante a aprovação em concurso público.

A resposta é curta, grossa e simples: não!

A metodologia que pode funcionar para você, pode não funcionar para o seu amigo concurseiro. Do mesmo jeito que um gosta da cor azul, enquanto o outro prefere a cor verde.

A eficácia dos estudos depende de vários fatores, a começar pela dedicação de cada um. O que eu posso passar é um método de estudo que eu utilizei em praticamente todos os meus concursos em que obtive sucesso (e não foram poucos hein!), e fui convocado para nomeação.

São passos simples, mas de grande valia para os concurseiros que precisam de uma mãozinha para conseguir realizar os seus sonhos.

Pois bem, embora alguns tópicos possam soar mais como um incentivo e puxão de orelha, abaixo segue um passo a passo de como estudar para concursos públicos, escrito por quem tem experiência no ramo e conseguiu várias aprovações, convocações e nomeações:

Primeiro Passo – A hora é agora!

Esqueça essa coisa de que tudo tem que começar na segunda-feira. Você que pretende ser aprovado em um concurso público deve começar agora.

O aprendizado é um processo demorado. Não se aprende nada da noite para o dia. Tampouco depois que saiu o edital. Aliás, um dos maiores erros dos concurseiros é esperar sair o edital para começar a estudar para aquele concurso.

Cada minuto é precioso. Não postergue as coisas. Facilite-as. Estude as matérias comuns exaustivamente se necessário, deixando as específicas para depois. Isso se você não souber quais são, que depende do edital para saber. Caso contrário, comece a se preparar o quanto antes. Isso lhe dará vantagem no momento da realização da prova.

Um exemplo: se você deseja prestar um concurso para a ABIN, você pode ir se preparando. O Concurseiro Paulista, por exemplo, tem materiais de estudo direcionados para os concursos da ABIN. Independente se já saiu o edital, ou se tem previsão, você já pode ir se preparando.

Como diria um velho ditado: “Deus ajuda quem cedo madruga”. Se você começar sua preparação antes, estará pronto para a hora do exame.

O maior desafio não é estar mais preparado do que os seus concorrentes? Sim. Então não perca mais tempo e comece a estudar agora. Sem mais delongas. Planeje seus estudos e esteja preparado para o dia “D”.

Segundo Passo – Escolha o cargo que pretende disputar e foque nele.

Concurseiros experientes e de mais sucesso sabem muito bem onde querem chegar. Elas focam no concurso que pretendem passar.

Estudar para todos os concursos que aparecem vai lhe dar mais experiência, isso em horas de exame, do que qualquer outra coisa.

Se o seu sonho for passar em qualquer concurso tudo bem, mas não credito que esse seja o objetivo. Então é bom ter foco para não ficar acumulando reprovações e frustrações.

Estudar para vários concursos ao mesmo tempo pode colocar tudo a perder, pois na maioria das vezes as matérias são diferentes, principalmente onde há necessidade de formação específica, que são cobradas matérias distintas. Isso só vai criar um emaranhado de informações na cabeça que provavelmente irão atrapalhar você na hora de fazer as provas.

É valido estudar para mais de um concurso quando eles são correlatos, ou seja, tem relação de matérias entre si, como por exemplo: Magistratura, Procuradoria ou Ministério Público.

Estudando para uma área específica, suas chances são maiores, pois você pode se tornar um especialista no assunto. A possibilidade de ser aprovado em um concurso público aumenta quando você adquirir um conhecimento mais aprofundado em relação às matérias específicas de uma determinada área.

Abaixo, veja algumas dicas de como escolher a área pública sem arrependimentos futuros:

  • Em qual área você se sente melhor? Com o que gostaria de trabalhar? São algumas perguntas que podem ajudar você a escolher sua área. Escolha aquele que tenha mais afinidade, para não se sentir frustrado profissionalmente.

  • Atribuições e funções do cargo – Associado às perguntas acima. Depois de conseguir ser nomeado, você se vê trabalhado por anos na função escolhida? Se a resposta for sim, você está no caminho certo. Se não, é melhor procurar outra opção.

  • Salário – Tido por alguns como o item mais importante para o funcionalismo, mas não é bem assim. É importante sim, mas é um erro dos concurseiros pensar apenas no salário. Não existe ‘dor de cabeça’ que se compense com o ordenado no final do mês. Melhor ganhar um pouco menos e se sentir bem, do que fazer o que não gosta por dinheiro.

  • Verifique o plano de carreira – Veja qual a progressão da carreira com o decorrer do tempo. E se isso está dentro dos seus planos para o futuro.

  • Benefícios – Quando se tem dúvida em mais de um cargo, olhar os benefícios que cada um oferece pode ajudar. São adicionais que podem fazer toda uma diferença na sua vida: plano de saúde, plano odontológico, auxílio creche, vale transporte, possibilidade de crescimento, etc.

  • Jornada de Trabalho – importante para decidir quando se pretende passar mais tempo com a família ou para fazer outras atividades. Talvez seja o item que menos pesa na escolha.

  • Localidade – Entendo que é um dos fatores mais importantes que nem todo mundo leva em consideração. Em muitos concursos você pode escolher onde pretende ser alocado. Em outros, você escolhe apenas a região, sem saber para onde será convocado, muito menos se será perto da sua cidade. Você deve estar disposto a mudanças.

Nesse post você pode observar algumas dicas de como escolher a sua área profissional dentro do universo público, e também começou a visualizar alguns passos (dois, na verdade) de como se dar melhor em concursos públicos estudando o passo a passo de quem foi aprovado para os mais diversos cargos públicos do Brasil.

Por enquanto, ficamos por aqui. Em breve voltaremos com o novo post dando continuidade ao passo a passo para estudar para um concurso público.

Passo a passo para estudar para um concurso público – Parte 1
5 (100%) 1 vote

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.