Passo a passo para estudar para um concurso público – Parte 2

Tempo de leitura: 5 minutos

Caros amigos concurseiros, vamos dar continuidade ao post que orienta de maneira simples e prática como ser mais eficiente nos estudos. O passo a passo para estudar para concurso público, agora na sua parte 2.

Antes foi passado algumas dicas de como você pode escolher a área que mais tem a ver contigo, e abordado os dois primeiros passos do nosso guia, importantes para o pensamento de quem quer realmente se tornar um funcionário público.

Dando sequência:

Terceiro Passo – Analise o teor das matérias

Com a definição de qual área, e qual o cargo que se pretende ocupar, você já pode listar as matérias que precisa estudar. Isso você consegue verificar em editais anteriores, ou com concurseiros mais rodados.

Caso o edital seja muito antigo, vale a pena fazer uma avaliação do progresso das coisas nessa área. O que melhorou e quais as novidades acerca do assunto.

Vale também dar uma olhada em concursos de áreas semelhantes, que possam conter as mesmas especificações técnicas, como por exemplo: você está esperando sair o edital do concurso do TRF da 3ª região, mas esse edital já tem mais de 10 anos, você pode se basear em um edital do concurso do TRF da 5ª região, que porventura tenha sido lançado mais recentemente. As matérias serão correlatas.

Importante também saber qual a banca organizadora e examinadora que costuma realizar esses certames. Algumas se habituam inclusive às mesmas pegadinhas…

Com o edital e o conteúdo programático em mãos, é mais fácil montar seu plano de estudos para o concurso que está por vir.

Quarto Passo – Escolher material de qualidade

Com certeza um dos passos mais importantes para os concurseiros. A correta escolha do material para estudar.

É muito relevante a qualidade do material que se tem em mãos para estudar. É o material que vai proporcionar o conhecimento e que vai determinar seu resultado.

A escolha do material certo vai permitir um estudo de qualidade e direcionado para o cargo específico. E para isso, algum investimento quem que ser feito.

Ninguém encontrará material de qualidade solto na internet ou em bibliotecas. Nesses lugares você poderá encontrar material sobre matérias regulares, como Português e Matemática, não as específicas.

Tampouco apostilas vendidas na esquina ou sem procedência irão garantir um estudo de qualidade para um cargo de 10 ou 20 mil reais mensais. Isso funciona como a cabeça dos economistas: para ganhar tem que investir.

Para se destacar em meio a milhares de concorrentes, você precisa estar mais bem preparado do que eles, e para que isso ocorra, é essencial você ter o melhor material disponível no mercado.

Está comprovado que material de baixa qualidade não aprova ninguém, nem os mais sortudos. Um curso voltado para o concurso se faz necessário para auxiliá-lo no processo.

Como os cursos presenciais não estão ao alcance de todos, como alternativa mais econômica, mas não menos eficiente, há disponibilização desses cursos na forma de rateio. O Concurseiro Paulista mesmo é o maior e melhor site de divisão de custos para concursos do Brasil.

Nele você encontra materiais de extrema qualidade, com apostilas em PDF e vídeoaulas que podem transformar seu sonho em realidade, dependendo apenas de seu esforço (e de seguir os outros passos, claro!).

O que você deve prestar bastante atenção é se o material que se pretende adquirir corresponde com o conteúdo programático do concurso que você pensa em prestar.

Muitas vezes se fará necessário mais de um material para se ter o conteúdo completo. Mas pense que isso é um investimento, nunca um gasto.

É importante também verificar a frequência de atualização dos materiais, porque é comum manter materiais de outros concursos, de editais anteriores, disponíveis para os concurseiros. Mas isso não quer dizer que seja ruim, pelo contrario, serve como complementação nos estudos.

Também seria interessante se houvesse perguntas comentadas e um canal para tirar eventuais dúvidas.

Nesse quesito eu repito e ratifico, vocês podem contar com o Concurseiro Paulista, que foi a minha base para conseguir ser aprovado nos concursos que prestei.

Além do mais, eles (o Concurseiro Paulista), confiam tanto no seu taco, na qualidade dos cursos que oferece, que se comprometem a devolver integralmente o seu dinheiro em caso de insatisfação com o curso comprado.

Quinto Passo – Definir o local de estudo e a organização do mesmo

Outro item importante é em relação ao local de estudo. Para conseguir assimilar melhor o conhecimento é necessário estar em um local que permita isso, que seja adequado, de preferência calmo, silencioso, sem interrupções frequentes, e bem organizado.

A bagunça é inimiga dos estudos, pois pode, e vai distrair você. E quando falo de bagunça me refiro a coisas fora do lugar e sujidade também. O local para estudar deve ser propício para isso. Não pode ser sua cama ou o sofá. Nem mesmo a mesa da sala de jantar é recomendada para isso, apesar de ser a melhor opção entre as outras descritas.

Bibliotecas, livrarias e até algumas cafeterias podem se tornar em um local ideal, dependendo muito também do seu grau de concentração. Em algumas escolas, salas de aula também são disponibilizadas para estudantes e concurseiros.

Ao definir o local, outras coisas devem ser observadas. Verificar se a iluminação é adequada para os estudos, se a mesa e a cadeira são as mais indicadas para passar horas e horas estudando. Esses detalhes, se não bem examinados, pode influenciar negativamente nos estudos, além de provocar incômodos que levem a consequências piores, como dores por exemplo.

Um ambiente tranquilo, onde todos conheçam os seus objetivos e possam lhe dar apoio no que você precisa também é essencial. Se não nos estudos, ao menos respeitando seus horários.

Estar preparado para evitar saídas do local de estudo também é importante. Mantenha por perto lanches, barra de cereais e água. Evita perder o foco, a linha de raciocínio.

Resumindo, você deve procurar um local que vai ajudar no seu desempenho.

Hoje ficamos por aqui. Nos vemos no próximo post com a continuidade do guia: passo a passo para estudar para um concurso público.

Passo a passo para estudar para um concurso público – Parte 2
5 (100%) 1 vote

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.