Passo a passo para estudar para um concurso público – Parte 3

Tempo de leitura: 6 minutos

Mais uma vez voltamos para o guia: PASSO A PASSO PARA ESTUDAR PARA UM CONCURSO PÚBLICO.

O manual de estudo que se mostrou eficaz em mais de uma oportunidade na minha vida de concurseiro.

Recapitulando, na Parte 1, foi abordado quando é que devemos começar a estudar e como escolher a área para não se arrepender depois.

Já na Parte 2, falamos sobre o conteúdo programático, sobre a importância de ter um material de qualidade para estudar, e do local mais propício para estudar, onde possibilite uma melhor assimilação do conhecimento.

Agora, sem mais delongas, vamos à parte 3:

Sexto Passo – Faça um planejamento da sua rotina

Outra etapa primordial para quem tem sede de aprovação. A organização dos horários, como se fosse uma agenda mesmo, é essencial para conseguir estudar de uma maneira correta e eficiente.

Quando você consegue organizar sua rotina, fazendo um planejamento plausível, priorizando os estudos mesmo sem abdicar dos outros afazeres, as coisas tendem a fluir melhor.

Seu planejamento tem que funcionar como um relógio para ser eficaz. O plano de estudo deve ser bem elaborado para fazer a diferença quando for prestar o concurso.

Como falado mais acima, monte um cronograma diário, como se fosse uma agenda, bem detalhado, com todas as atividades.

Exemplificando:

06h00 – acordar

06h30 – café da manhã

07h00 – levar as crianças na escola

08h00 – entrada no trabalho

10h00 – intervalo (leitura complementar ou revisão de matéria)

10h20 – retorno ao trabalho

E assim por diante…

É importantíssimo especificar todos os horários, e aproveitar todos os intervalos para estudar ou fazer leituras complementares, ler resumos, atualizar-se com as notícias pelo mundo. Afinal, conhecimentos gerais são cobrados em alguns concursos.

Por isso é imprescindível que você esteja preparado para esses momentos, e por alguns que possam vir a surgir durante o dia. Tenha sempre contigo algum material de estudo.

O velho hábito de ficar em redes sociais, de parar para assistir novela, sair no final da tarde com os amigos para curtir um happy-hour, não devem mais fazer parte do seu cronograma.

Tirar um tempinho para socializar é até importante como já dissemos em outro post, mas não pode ser corriqueiro enquanto estiver estudando.

Importante também reservar um horário para a prática de exercício físico regularmente e ter sempre noites bem dormidas. Tanto os exercícios como o descanso adequado são essenciais e contribuem para aumentar o rendimento nos estudos.

Agora, é só cumprir o que se propôs.

Sétimo Passo – Monte um plano de estudos e cumpra-o!

Depois de elaborado o seu planejamento diário, o cronograma da sua rotina, é hora de pôr em ordem o seu plano de estudos, de estabelecer as bases para estudar.

Primeiramente você deve listar todas as matérias que você precisa estudar, e que serão cobradas no exame. Se tiver diferenciação de peso entre as matérias anote isso também, dando prioridade às que valem mais. Assim como as que você tem mais facilidade e as que você demonstra mais dificuldade no aprendizado.

Procure estudar duas matérias por dia, e de modo que consiga mesclar matérias que tenha mais afinidade com as que têm mais dificuldade. Desse modo você não se desmotiva.

E outra, quando você estuda uma matéria de fácil compreensão e entendimento, na próxima, mais difícil, o cérebro tendo a assimilar melhor o outro conteúdo. É assim que os concurseiros mais experientes estudam.

Quando for separar as matérias para estudar, faça como se fosse uma grade escolar. Por exemplo, na segunda estudar três horas de Direito Constitucional e depois três horas de Português. Na terça, matemática e história. E assim por diante.

Se conseguir incluir mais de duas matérias por dia, desde que a absorção seja plena, não tem problema. Recomenda-se ainda um descanso entre 15 e 20 minutos a cada duas horas de estudo.

Nos finais de semana é hora de forçar um pouquinho mais, de se dedicar mais, principalmente se você trabalha durante a semana e o seu tempo é mais escasso.

Depois que passar por todas as matérias, recomece. Faça isso até que não paire dúvidas. Até que se sinta realmente 100% pronto. Depois é só fazer revisões até a hora da prova.

Se você estuda todos os dias ao menos 8 horas, é recomendado que descanse o domingo, ou qualquer outro dia que entenda melhor, uma espécie de 6 x 1, seis dias estudando por um de descanso.

Se você não estuda tanto durante a semana, lembre-se que é vital o descanso, mesmo sem acumular as horas de seus concorrentes. Por essa, e por outras razões é muito importante aproveitar todos os intervalos e os momentos que aparecer.

Para os concurseiros, cada minuto é valioso. E estudar uma matéria que tem dificuldade mais de uma vez por semana também é essencial.

Veja abaixo algumas dicas preciosas para estudar:

  • Seja persistente – no início o hábito de estudar vai ser difícil, mesmo seguindo um guia ou uma metodologia. É necessário que você não desista quando encontrar alguma dificuldade, e que não perca o foco e a concentração. Conforme for progredindo e se acostumando com o ato e estudar, as coisas vão ficando mais fácil e você vai se habituando ao estudo diário.

  • Não ceda de forma alguma seu horário de estudo para fazer outras coisas, com exceção quando for motivado por força maior. Seu horário de estudo é sagrado e deve ser prioridade se deseja ser aprovado em algum concurso.

  • Se você trabalha o dia todo, procure se manter focado nas horas de estudo. Manter-se plenamente concentrado enquanto estuda deve suprir as horas a menos. É melhor estudar bem durante três horas por dia do que ficar oito horas debruçado nos livros, mas de modo disperso. Compense seu tempo com determinação e disciplina.

  • Mesmo se houver pouco tempo, estude. Mantenha a rotina de estudar, nem que seja meia hora por dia, mesmo em dias com contratempos.

  • Utilize áudios para revisar matérias. Principalmente se depender de transporte coletivo para se locomover. É uma boa opção.

Terminamos aqui mais uma parte do nosso guia: passo a passo para estudar para um concurso público. Não deixe de nos acompanhar, que em breve postaremos a continuidade desse artigo.

Passo a passo para estudar para um concurso público – Parte 3
5 (100%) 1 vote

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.