Saiba quais são as vantagens de estudar em casa

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você está pensando em prestar um concurso público, com certeza está em busca de formas efetivas de estudo, que o coloquem mais próximo da tão almejada aprovação e, de preferência, no menor espaço de tempo possível. E, quando se trata de preparar para o certame com eficiência, estudar em casa se mostra como uma das formas mais vantajosas para quem procura aumentar suas chances de sucesso.

No texto de hoje, você vai conhecer algumas das muitas vantagens de estudar em casa para um concurso público. E, depois da leitura, poderá experimentar os benefícios que estudar no conforto de seu lar pode proporcionar ao seu desempenho. Vamos lá?

Economia financeira

O primeiro aspecto que merece destaque quando se trata de estudar em casa é a imensa economia financeira que isso pode proporcionar aos concurseiros. Estudando em casa, você economiza dinheiro por vários motivos. Veja alguns deles a seguir:

  • por não precisar se deslocar até uma escola, você não gasta com transporte público ou combustível, caso tenha um meio de transporte próprio;

  • por não estar na rua, você não precisa gastar dinheiro com alimentação, e pode se fazer suas refeições em casa mesmo, com muito mais qualidade e economia;

  • ainda que você opte por fazer um curso preparatório online, o custo é consideravelmente inferior ao investimento necessário para frequentar um cursinho presencial.

Para o concurseiro que pretende se preparar para a prova, mas precisa ser moderado em suas finanças, estudar em casa é a opção ideal.

Otimização do tempo

Preparar-se para um concurso público é uma verdadeira corrida contra o tempo. O conteúdo programático previsto no edital é frequentemente extenso e, quanto mais vezes o candidato puder rever as matérias, melhor será capaz de assimilá-las.

Assim, quem estuda em casa é capaz de otimizar o próprio tempo. Duvida disso? Então reflita:

  • ao estudar em casa, o concurseiro não precisa gastar muitos minutos ou horas todos os dias em seu deslocamento até um curso preparatório;

  • não precisando sair de casa para estudar, o estudante não precisa correr o risco de perder o horário do transporte público, chegando atrasado na escola e, eventualmente, deixando de assistir às aulas;

  • por estudar em casa, o aluno não perde tempo em sua preparação caso seus professores sofram com imprevistos e precisem faltar às aulas;

  • em casa, estudando sozinho, o concurseiro evita conversas paralelas, típicas de ambientes nos quais várias pessoas estudam juntas, e assim otimiza o tempo de dedicação, minimizando as distrações.

Tempo é ouro para quem busca do sucesso na luta por uma vaga pública. Logo, estudar em casa pode ser uma estratégia simples, mas de extrema validade, capaz de fazer qualquer concurseiro ser capaz de aproveitar muito melhor a própria rotina.

Personalização dos estudos

Uma das grandes dificuldades dos concurseiros quando optam por prepararem-se por meio de grupos de estudo ou quando investem em cursos preparatórios presenciais é ter que lidar com a heterogeneidade da turma.

Cada pessoa aprende de uma forma e em um ritmo diferente. E quando se estuda de maneira coletiva, é preciso respeitar as peculiaridades de cada um. Assim, em cursinhos, os professores acabam oferecendo um ensino que alcance a maior quantidade de alunos possível, mas que não é de forma alguma personalizada ou individual.

Um enorme ponto positivo quando se estuda em casa é ter a chance de personalizar os estudos de acordo com suas necessidades pessoais. Ao estabelecer seu próprio plano de estudos, você tem a oportunidade de moldá-lo de acordo com suas próprias preferências.

Dessa forma, você consegue priorizar as matérias nas quais têm mais dificuldade, é capaz de acelerar os estudos de acordo com sua própria vontade e, o que é melhor, vai seguindo seu cronograma de estudos conforme seu próprio ritmo, o que faz com que sua preparação renda muito mais.

Menos cansaço

Quando se estuda fora de casa, é preciso iniciar a preparação para os estudos com bastante tempo de antecedência. É preciso colocar uma roupa adequada para sair de casa, organizar os livros e demais materiais e levar em conta o tempo necessário para chegar ao curso preparatório com a antecedência necessária para assistir às aulas.

É preciso enfrentar ônibus, metrôs ou trens lotados, ou quem sabe ir de carro e enfrentar um trânsito de amargar. E quem além de se preparar para o concurso também trabalha fora ou cuida da casa, precisa dar conta de todas as obrigações e ainda se manter desperto e motivado durante as aulas. Ufa! Dá cansaço só de imaginar, não é mesmo?

Por outro lado, quem estuda em casa pode começar seus estudos assim que se levanta da cama. Não precisa encarar trânsito e nenhuma correria. E tem até tempo para tirar um breve cochilo no meio do dia.

Estudar em casa é economia de energia, que pode ser empregada de forma muito mais proveitosa enquanto você lê seus livros, apostilas, assiste aulas em vídeo e resolve centenas de questões. Isso te deixará mais perto de ser aprovado no cargo tão sonhado.

Mais praticidade

É muito provável que você já esteja convencido das vantagens de estudar em casa. Mas para sanar quaisquer outras dúvidas que você tenha a respeito da validade dessa maneira de se preparar para um concurso, é só levar em conta a praticidade que essa estratégia proporciona.

Estudando em casa, você:

  • tem seus materiais didáticos sempre ao alcance das mãos;

  • não gasta dinheiro com deslocamento, alimentação e mensalidades exorbitantes;

  • pode se concentrar completamente em sua preparação;

  • pode estudar de acordo com seu ritmo;

  • consegue tempo de sobra para dar conta de todas as suas obrigações, sejam elas estudantis ou não.

Como você conferiu, há vantagens de sobra para aqueles que se dispõem a estudar em casa. Estudar em sua residência é sinônimo de economia, segurança, conforto e praticidade.

Portanto, se o que você busca é ser aprovado mais depressa, considere investir nessa maneira de estudar. Seu desempenho será positivamente impactado e, muito em breve, seu nome vai estar na lista dos concurseiros aprovados.

Mas atenção: para que tudo isso funcione, é necessário estar ciente de que, mesmo estando em casa, você reservou aquele tempo para estudar, portanto, não desperdice-o. Tenha disciplina e foco para alcanças os seus objetivos. Boa sorte!

Gostou de nossas dicas? Então aproveite para turbinar de vez seus estudos e descubra como organizar tempo para estudar mais!

 
Saiba quais são as vantagens de estudar em casa
Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.