Como ser um delegado da polícia civil? Descubra aqui!

Tempo de leitura: 18 minutos

Passar em um concurso público não é uma tarefa fácil. Ser aprovado em um certame exige muita disciplina, paciência e dedicação. É preciso estar preparado, pois a concorrência é grande!

Porém, existem determinados concursos que representam um desafio ainda maior ao concurseiro — seja pela complexidade dos conteúdos exigidos, seja pela quantidade de concorrentes. E o concurso para delegado da Polícia Civil é um desses casos.

Há vários fatores que atraem o candidato para essa carreira pública. Alguns deles são a remuneração bastante convidativa, o status da profissão e a estabilidade oferecida pelo serviço público, por exemplo. Mas, afinal, como ser um delegado da Polícia Civil?

Hoje, você vai descobrir tudo o que realmente importa para quem pretende ingressar nessa carreira: o que faz um delegado, como ser aprovado em um concurso, como estudar em casa com eficiência, como estudar direito de uma forma melhor e como treinar para o teste de aptidão física. Confira já!

1. Saiba o que faz um delegado da Polícia Civil

Antes de decidir prestar o concurso para delegado de Polícia Civil, é fundamental saber o que esse profissional faz em seu dia a dia.

De modo resumido, pode-se dizer que a principal atribuição do delegado é combater e evitar os crimes. Sendo o responsável pela delegacia, o delegado participa de inquéritos e investigações, tendo como função conduzi-los. O delegado de polícia, dentre outras muitas funções, também tem como seu dever ouvir depoimentos, controlar a expedição de documentos, elaborar relatórios e dar cumprimento a decisões judiciais.

Diante dessas atribuições, e tendo em vista que a remuneração de um delegado pode alcançar os cinco dígitos, provavelmente você ficou ainda mais interessado nessa carreira!

Então, é hora de correr em direção ao seu objetivo! Confira como se tornar um delegado da Polícia Civil!

2. Primeiros passos para ser aprovado em um concurso

Pode parecer um sonho distante ser aprovado em um concurso público concorrido e cobiçado como o de delegado da Polícia Civil.

Entretanto, é importante lembrar que toda grande jornada tem sempre início com o primeiro passo.

Logo, para ir em busca do seu grande objetivo, é preciso saber quais providências principais você precisa tomar para conquistar a aprovação.

Nas próximas linhas, você vai descobrir estratégias que vão deixá-lo mais próximo do cargo público que você almeja!

Analise os tópicos que serão cobrados

O edital do concurso deve ser sua diretriz ao longo da preparação. Nele, é possível verificar todo o conteúdo programático do concurso, e assim dedicar-se especificamente a aquilo que será cobrado na realização da prova.

Faça um levantamento de todos os conteúdos que você precisa dominar até o dia do exame, pois assim você conseguirá organizar melhor seus esforços quando for estudar.

Estabeleça um cronograma de estudos

O cronograma de estudos será uma das mais úteis ferramentas na hora de iniciar sua preparação para o concurso. Por isso, é fundamental dedicar alguns momentos elaborando o seu.

Depois de definir em quais dias e horários você terá condições de dedicar-se aos estudos, e depois de conhecer todo o conteúdo programático do certame, estabeleça quais matérias serão estudadas a cada dia.

Quanto mais minucioso for seu cronograma, mais eficiente ele será. Ou seja: em vez de apenas colocar em cronograma “estudar direito penal”, sempre que possível defina com clareza quais leis, artigos ou tópicos específicos você pretende estudar. Essa é uma técnica valiosa para fazer sua preparação avançar mais depressa.

Selecione seus materiais de apoio

Para estudar, você já sabe que vai precisar de livros, apostilas, vídeos e vários outros materiais que servirão de apoio à sua maratona.

Por isso, é crucial escolher bons materiais didáticos para apoiá-lo em sua jornada. Escolher materiais atualizados, confiáveis e com boas referências é meio caminho andado para quem quer ver o nome na lista de aprovados!

Organize sua rotina

Nem sempre é fácil encontrar tempo para se preparar com qualidade para o concurso que você almeja.

Em meio a muitos compromissos, pode ser realmente um grande desafio conciliar trabalho, família, descanso e estudos. Por isso, logo no início de sua preparação, é importante organizar sua rotina.

Suas obrigações não vão simplesmente desaparecer quando você começar a estudar. Então, encontre maneiras de tornar seu dia a dia mais prático para que sobre mais tempo para se dedicar à sua preparação.

Tenha clareza com relação às suas metas

É preciso, desde o início, ter muita clareza quanto às suas metas, para que você se mantenha motivado ao longo do tempo.

Principalmente se a prova de seu concurso estiver em uma data distante, é essencial certificar-se de que você não deixará o desânimo e o cansaço tomarem conta de você!

E para isso, lembrar-se de seus objetivos é imprescindível. Você espera alcançar o cargo público depois de quantas tentativas? Em quanto tempo você espera se tornar um servidor público? Jamais perca suas metas de vista e dedique-se com afinco à sua preparação.

Encontre um método de estudo que funcione bem com você

Há diversos métodos de estudo, mas nem todos serão eficientes quando colocados em prática por você. A melhor saída, então, é encontrar a técnica de preparação que melhor se adequa ao seu perfil e às suas necessidades.

Assim, leia, faça resumos, grife o conteúdo lido, tente ensinar o que aprendeu a uma outra pessoa, resolva muitas questões, até que você descubra quais métodos são mais adequados a aquilo que você precisa.

O autoconhecimento é a chave para ter uma rotina de estudos bem-sucedida. Quanto mais você conhecer seus pontos fracos e fortes, mais fácil será estudar de uma maneira que aumente seu rendimento.

3. 5 dicas para estudar em casa com eficiência

Estudar em casa pode lhe trazer resultados fantásticos, mas isso nem sempre é algo simples. Preparar-se em casa para o concurso é algo que pode oferecer muitas armadilhas ao concurseiro, e é preciso estar atento para não cometer certos erros que podem prejudicar muito seus estudos.

A seguir, você vai conhecer algumas estratégias infalíveis que vão tornar seus estudos em casa muito mais eficientes.

Seja disciplinado

Estudar em casa pode ser uma boa forma de caminhar rumo à aprovação no concurso. Contudo, a palavra-chave que você precisa ter em mente é disciplina.

Em casa, você terá à sua disposição sua cama bem confortável, a geladeira cheia de coisas gostosas, a televisão repleta de coisas que podem tirar sua atenção dos estudos, e tudo isso sem falar na rotina normal da casa, que pode tornar inviável sua concentração.

Então, a melhor maneira de driblar esses desafios é ser muito disciplinado.

Tendo em mãos seu cronograma de estudos, você já saberá em quais momentos do dia deverá estar preparado para estudar. Assim, reúna toda a sua força de vontade e mãos à obra.

Peça colaboração aos seus familiares

Um dos grandes obstáculos para quem busca estudar em casa é manter “sob controle” os familiares. Sejam filhos, pais ou irmãos, a questão é que alguns de nossos entes queridos têm dificuldades em compreender que não é pelo fato de estarmos em casa que estamos “de bobeira”.

Por isso, antes de dar início ao seu projeto de estudos, tenha uma conversa franca com seus familiares, explique seus planos e deixe claro que toda colaboração será bem-vinda. Assim, na hora em que você estiver estudando, com portas fechadas, seus parentes saberão que não é um bom momento para interrompê-lo.

Mantenha o foco

Como você já deve imaginar, pode ser um tanto difícil manter atenção total e contínua enquanto se estuda, principalmente por períodos longos.

Então, é preciso esforçar-se para manter o foco em alto nível. A todo tempo, tente recordar-se de suas metas, pois isso vai fazê-lo lembrar-se do porquê de tanta dedicação.

Vença a procrastinação

Procrastinar é um hábito. Negativo, mas ainda assim um hábito. Então, o jeito de vencer esse vilão é encontrar modos de cumprir suas tarefas, sem enrolação.

Estudando em casa, pode ser que você se sinta tentado a estudar por poucas horas, ou em um ritmo mais leve.

Encontre meios de cumprir as metas estabelecidas por você, todos os dias, e tenha em mente que seu desempenho no concurso dependerá quase que exclusivamente de seus esforços e de sua capacidade de agir com eficiência.

Adote formas de aumentar sua produtividade

Ser mais produtivo não é algo que se aprende da noite para o dia. Entretanto, há várias maneiras de, pouco a pouco, começar a aumentar sua performance nos estudos.

Existem certos métodos e técnicas que podem alavancar seus estudos, e fazê-lo conseguir resultados surpreendentes com menos esforço e mais tranquilidade.

O método GTD (Getting Things Done) e a técnica Pomodoro, por exemplo, são duas ferramentas que podem ajudar você a se organizar melhor, manter-se focado e fazer os resultados acontecerem.

4. Como estudar conteúdo de direito para concursos

Alguns dos concursos mais cobiçados do Brasil trazem em seu conteúdo programático tópicos relacionados às mais diversas áreas do direito e, no caso do concurso para delegado da Polícia Civil, o cenário não é diferente.

Para ter um ótimo resultado na prova, que faça com que seu nome esteja na lista dos aprovados, você precisará trazer na “ponta da língua” todo o conteúdo relacionado a vários campos do direito.

Mas, afinal, como estudar matéria de direito para concursos? Agora, chegou o momento de conhecer algumas dicas que vão facilitar os seus estudos, otimizar sua aprendizagem e permitir que você chegue mais perto dos seus sonhos.

Encontre materiais de estudo atualizados

O direito é uma área do saber muito dinâmica e que, assim como a sociedade, está em constante transformação. Há muitas modificações nas leis, e é preciso ter a cautela de certificar-se de que os seus materiais de estudo estão atualizados.

Há concurseiros que estudam apenas com material obtido pela internet. Outros candidatos preferem estudar exclusivamente com a ajuda de livros de papel. Há também aqueles que aliam recursos digitais com recursos físicos. Porém, seja qual for o seu estilo, tenha cuidado na hora de escolher seu material.

Verifique se suas videoaulas, podcasts, livros de papel, e-books, apostilas e outras ferramentas estão bastante atualizados. Isso vai protegê-lo de eventuais deslizes, que podem comprometer completamente seu desempenho no dia da prova.

Tire proveito dos mnemônicos

Não há como escapar: se você pretende obter a aprovação no concurso, é seu dever encontrar uma maneira de memorizar e compreender todo o conteúdo previsto no edital.

Mas, se o volume de matérias cobradas é grande, como assimilar tudo de forma mais veloz e eficiente?

Uma boa alternativa é usar e abusar dos mnemônicos. Grosso modo, pode-se dizer que um mnemônico é uma palavra que o ajuda a lembrar de conceitos maiores e importantes.

Os mnemônicos podem ser de grande utilidade não somente no estudo dos tópicos de direito, mas sim em todas as matérias. Contudo, no caso específico de direito, há uma infinidade de mnemônicos que podem ajudar você na hora da prova, momento tão decisivo.

“Socidivaplu”, “Limpe”, essas são duas palavras simples, mas que remetem a conteúdos importantíssimos, cobrados em muitas provas de concurso.

Procure pela internet, que certamente você encontrará uma quantidade expressiva de mnemônicos que podem auxiliá-lo. E, se você for criativo, invente seus próprios mnemônicos!

Faça muitas questões de provas anteriores

Nada mais eficiente que responder muitas questões de provas anteriores para praticar aquilo que você vem estudando.

No caso de matéria de direito, isso é ainda mais importante. É provável que você acredite que apenas a leitura da “lei seca” ou de livros sobre o assunto seja suficiente para fazê-lo compreender com exatidão tudo aquilo que será cobrado no dia da prova. Entretanto, tenha a certeza de que apenas ler as matérias não é o bastante.

Por isso, ao longo de sua jornada de estudos, trate de responder muitas questões de concursos, diariamente. É respondendo às questões que você aprenderá os macetes próprios de cada banca organizadora, e descobrirá, na prática, de que maneira cada conteúdo é cobrado.

Gratuitamente, é possível encontrar milhares de questões de concursos pela internet, bem como o gabarito correspondente. E se quiser enriquecer ainda mais sua experiência de estudo, busque vídeos ou outros materiais que expliquem passo a passo a resolução de cada questão, para consolidar ainda mais o conhecimento em sua mente.

Diversifique suas estratégias de estudo

Vale tudo quando se busca a aprovação em um concurso público! Então, o melhor que você tem a fazer é tirar proveito de tudo de bom que cada uma das estratégias de estudo têm a lhe oferecer.

Enquanto estiver se preparando para o certame, experimente intercalar períodos de estudo em grupo com estudo individual. Busque também diversificar suas fontes de conteúdo, complementando suas tradicionais leituras com aulas em vídeo, aulas em áudio, infográficos, elaboração de mapas mentais e quaisquer outras estratégias que possam dar uma forcinha ao seu desempenho.

Desse modo, você estimula sua capacidade de aprendizagem e corre menos riscos de se sentir entediado na hora de estudar.

5. Teste de aptidão física para concursos: saiba como treinar

Se você pensa que basta estudar muito para ser aprovado no concurso público para delegado da Polícia Civil, está enganado! Além da prova teórica, o candidato a delegado precisa enfrentar o TAF (Teste de Aptidão Física).

O objetivo do TAF é verificar se o candidato tem ou não aptidão física para suportar o que será exigido dele em sua preparação para atuar profissionalmente e no real exercício da profissão.

O teste de aptidão física pode trazer exercícios de resistência aeróbica (corrida), exercícios em barra fixa, abdominais e testes de equilíbrio.

Alguns candidatos acabam subestimando o Teste de Aptidão Física que, por ter caráter eliminatório, pode acabar afastando o concurseiro do sonho da aprovação, caso seu desempenho seja inferior ao esperado.

Então, como treinar para o TAF e aumentar as chances de ser considerado apto?

Confira a seguir algumas dicas que podem ajudá-lo a vencer mais essa etapa do desafio!

Informe-se sobre as regras do TAF

No edital do concurso, estarão presentes todas as regras do TAF. É preciso ler as informações com extrema atenção e, enquanto estiver treinando para a prova, procure seguir à risca todas as recomendações, para que no dia “D” você já esteja habituado àquilo que será exigido de você.

É preciso atentar-se para fazer movimentos exatos, de acordo com aquilo que é esperado, respeitando o posicionamento das partes do corpo e demais regras do teste, para não correr o risco de ser eliminado.

Comece a treinar com antecedência

Resistência física, força e agilidade não se obtêm da noite para o dia. Por isso, tão logo você tome conhecimento sobre as regras do teste de aptidão física, procure iniciar seu treinamento.

Se você, hoje, é uma pessoa completamente sedentária, saiba que terá um longo caminho a percorrer até tornar-se pronto para o TAF, mas lembre-se de que essa não é uma missão impossível. Com dedicação, é possível preparar-se até o dia da prova.

Procure definir quais serão os dias da semana destinados ao seu treino físico, e siga com disciplina o cronograma que você estabeleceu, se exercitando um pouco por dia, até chegar ao condicionamento e preparo necessários.

Busque ajuda especializada

Uma boa maneira de certificar-se de que, até o dia da prova, seu corpo será capaz de fazer tudo o que é exigido pelo TAF é contar com ajuda especializada. Contar com um personal trainer, por exemplo, ou conferir muitas aulas em vídeo pelo internet podem ser duas estratégias capazes de ajudá-lo a realizar os exercícios exigidos com maior exatidão e eficiência.

Respeite seus limites

Se você não tem o costume de exercitar-se, mas pretende prestar a prova para delegado da Polícia Civil, deverá começar a treinar devagar e aos poucos. Sair de um estado de total sedentarismo para uma rotina de exercícios pesados pode ser extremamente perigoso, então, o melhor que você tem a fazer é respeitar seus limites.

No início do treino, pode ser que você não consiga sequer correr por 2 minutos seguidos, e não consiga fazer nenhum exercício na barra. Tenha calma. Seja perseverante, treine continuamente, e procure a todo tempo superar-se, mas respeitando seu corpo e suas limitações.

Cuidado com a alimentação

A alimentação interfere diretamente em nosso desempenho físico. Assim, uma boa maneira de colaborar para sua boa performance no dia do TAF é tomar muito cuidado com a alimentação, desde o início dos seus treinos.

Manter uma dieta balanceada, com pouca ingestão de alimentos fritos, gordurosos, industrializados ou ricos em açúcar é uma boa opção.

Ingira em seu dia a dia muitas frutas, legumes, verduras, oleaginosas, e beba pelo menos dois litros de água diariamente.

Se possível, peça ajuda a um nutricionista, para montar um cardápio equilibrado, de acordo com suas necessidades diárias de nutrientes.

Desse modo, você dará ao seu corpo a energia da qual ele necessita para ter um maior rendimento não só nos treinos, mas principalmente no dia da prova.

E, por falar em prova, é preciso ficar de olho naquilo que você pretende comer nos dias que antecedem ao TAF. Extravagâncias podem prejudicar seu desempenho, causando sua eliminação. Então, antes da prova, alimente-se de maneira leve e fique longe de bebidas alcoólicas, para garantir que seu corpo esteja em seu melhor estado.

Supere o que é exigido pelo edital

No edital, você tomará conhecimento a respeito de quantos exercícios de cada modalidade deverá ser capaz de fazer no dia do TAF. Por segurança, em seu treino, procure ser capaz de superar aquilo que é exigido. Por exemplo, se o exame prevê que o candidato deverá correr por 12 minutos, treine como se precisasse correr por 15 minutos.

Isso fará com que, no dia da prova, você esteja preparado para realizar os testes com mais tranquilidade e segurança, visto que você terá maior condicionamento e resistência que o necessário!

Se você queria saber como ser um delegado, depois da leitura desse texto, você já sabe exatamente o que fazer para dar os primeiros passos em direção ao seu grande objetivo.

Uma concorrência ferrenha o aguarda, mas isso não é motivo para ficar desanimado! Com disciplina, foco e persistência, é possível alcançar a aprovação. Encontre maneiras de estudar de forma mais eficiente, adote bons materiais de estudo, prepare-se para o teste de aptidão física e, depois, é só comemorar sua aprovação!

E então, agora você se sente preparado para ser um delegado? Pretende prestar esse concurso? Deixe a sua opinião nos comentários!

 
Como ser um delegado da polícia civil? Descubra aqui!
Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.