ESTUDANDO COM AS PROVAS ANTERIORES

Tempo de leitura: 6 minutos

Estudando com as provas anteriores o candidato obtém uma certa noção do que o espera no dia do exame. Estudar provas de concursos anteriores é um recurso muito utilizado até mesmo para os novos concurseiros. 

É muito comum entre os candidatos de concurso público a verificação do que foi cobrado em provas anteriores e a utilização desses exames como testes para consultar o teor dos conteúdos e o nível de cobrança exigida para se chegar ao cargo que deseja ocupar.  

Os veteranos aprimoram seus pontos fortes e buscam melhorar os pontos mais fracos estudando com as provas anteriores. 

Já os iniciantes, tendem a realizar a prova nos mesmos moldes como são aplicadas no dia. Para isso fazem uma simulação bem precisa da aplicação do exame. Elegem um local tranquilo, livre de interrupções, e cronometram o tempo para ver se conseguem responder todas as questões. O intuito de se testar dessa forma, ainda que não tenha estudado antes, é saber realmente seu grau de conhecimento diante do conteúdo para o concurso. A partir daí, baseados nos resultados, traçar estratégias que englobam, entre tantas outras coisas, um rico e detalhado cronograma de estudos. 

Atenção! Ao corrigir, tente verificar qual seria sua colocação mediante a pontuação obtida. Mas lembre-se que é preciso ter em mente que se você não foi bem, trata-se apenas de uma simulação, cujo objetivo é exatamente preparar você para a prova real. Do mesmo modo que não deve se empolgar demais se você for aprovado na simulação. Pense que sempre poderá melhorar e que os novos concorrentes podem estar mais preparados que os da turma anterior. Não se precipite festejando antes da hora! 

Não permita que o desânimo tome conta de seus pensamentos, caso tenha ficado entre os não aprovados, na simulação. Comece a intercalar seus estudos entre as matérias que tem mais familiaridade, reservando mais tempo àquelas em que possui mais dificuldade. Embora precise se esforçar mais nos pontos negativos do seu teste, você precisa continuar estudando os pontos onde se saiu bem. 

Não se deixe enganar! Cada vez mais os concursos vão ficando mais concorridos, o que já aumenta o grau de dificuldade por si só. Procure se manter a par das atualidades, pois a atualidade é sempre tema de diversas questões. Pensando nisso, dedique um tempo para ler jornais, revistas semanais ou escute noticiário.  

Tenha a internet como uma grande aliada. Ela é altamente eficaz para fazer pesquisas e também para se manter atualizado sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Os acontecimentos são noticiados instantaneamente e com apenas um único click você pode acessar qualquer informação. Mas muita atenção, para não se distrair e perder o foco e acabar navegando em redes sociais. 

Aqueles que se consideram veteranos em concursos públicos também estudam com as provas anteriores. Eles refazem os testes e costumam focar nos pontos onde não se saíram bem. Assim, no processo de revisão conseguem analisar se as informações estão sendo absorvidas com qualidade.  

Uma coisa boa para os veteranos é que ansiedade vai diminuindo com a experiência. Isso é um fator positivo. 

Ao estudar com as provas anteriores, você deve fazer e refazer as questões, quantas vezes forem necessárias, até conseguir gabaritar. Lembre-se que o aprendizado se dá através da repetição. Dessa forma, você terá, à sua inteira disposição, o conhecimento necessário para obter o sucesso que tanto almeja, nos próximos concursos. 

Estudando com as provas anteriores você se prepara para o que poderá encontrar lá na frente. Mas não se prenda apenas as provas dos concursos que você quer prestar. É muito viável estudar provas e testes de outros concursos também. Principalmente as questões que correspondem às matérias básicas. Já sobre as matérias técnicas, recomendamos que você foque especificamente apenas nas da sua área.  

Lembre-se que é preciso identificar tudo o que sabe e o que tem dificuldade, ou mesmo não sabe, para direcionar melhor seu estudo e a elaboração do cronograma de estudos. Quanto mais clara a visão acerca dos seus conhecimentos, melhor e mais organizada será sua rotina de estudos. 

Organização é fundamental para manter a rotina de estudos conforme pré-determinada no seu cronograma. Dividir as matérias que se tem mais afinidade com as que se tem menos afinidade, estipulando o tempo que se deve dedicar a cada uma delas, é um fator importantíssimo na criação do cronograma de estudos. 

Vale ressaltar que é necessário muito cuidado e atenção com os enunciados de cada questão. Geralmente nesse tipo de prova há muitos exercícios de difícil interpretação, com enunciados ambíguos que podem levar você a errar um tema conhecido. Interpretar o que está sendo pedido já é um grande passo em direção a resposta certa.  

Uma grande dica é: ler muito e sempre que puder, opte por leituras mais complexas que, tendem a exercitar sua capacidade de interpretação textual. 

Além de estudar com provas anteriores, teste seus conhecimentos de todas as formas possíveis. Vale pedir para amigos e familiares testarem você com perguntas sobre o conteúdo que você estudou recentemente, ou debatendo sobre assuntos da atualidade, como as situações políticas de diversos países. Atualidades é sempre um tema muito forte para a redação.  

Falando em redação, é preciso praticar sua técnica e explorar a sua criatividade. Escolha temas atuais, baseados no que foi pedido em concursos anteriores e explore os assuntos de modo que consiga verificar seu grau de conhecimento sobre o tema escolhido, além é claro, da coesão e coerência do seu texto. 

Discussões sobre diferentes temas possibilitam maior memorização de aprendizado. Os fóruns de discussões de concurseiros são uma boa base para discussões saudáveis e uma excelente plataforma para compartilhar experiências, conhecimentos e dúvidas.  

Estudar com provas anteriores é uma ótima pedida para aqueles que têm grandes aspirações e sabem que é preciso ter muita paciência e perseverança para alcançar o sucesso e a tão sonhada aprovação. 

A chave do sucesso está na persistência. Por isso, dedique-se de corpo e alma. Force seus limites, acredite em si mesmo e vá buscar a realização dos seus sonhos. 

Boa sorte! 

ESTUDANDO COM AS PROVAS ANTERIORES
Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.