Oba! Tempo livre – É hora de estudar mais um pouco

Tempo de leitura: 6 minutos

Sempre que aparecer a oportunidade de estudar, aproveite. Qualquer tempo livre dedicado aos estudos será muito bem-vindo.  

Na correria que vivemos hoje em dia, conseguir um tempo livre parece até algo impensável, por isso mesmo, se conseguir esse tempinho, não o desperdice. Aproveite para estudar mais um pouco. Pode ter certeza que mal não fará. 

A partir do momento que você decidiu por lutar por altos salários, grandes benefícios, estabilidade de emprego, e até mesmo status perante a sociedade, você não pode desperdiçar um segundo sequer. 

Todo tempo que puder dedicar ao aprendizado e ao aumento de conhecimento vai ser um diferencial lá na frente. Esteja sempre preparado, pois o tempo livre pode aparecer a qualquer momento, sem aviso, onde menos se espera. 

Esse tempinho extra pode lhe dar uma vaga, visto a grande concorrência que os concursos públicos apresentam. Como nosso cérebro é uma verdadeira esponja e absorve tudo o que impomos a ele, aproveite todo e qualquer tempo livre para aumentar seus conhecimentos. Você só tem a ganhar. 

E falo de tempo extra para estudar além dos já criados para o estudo em sua nova rotina. O plano de estudos deve ser mantido e cumprido à risca. Sabemos que os horários ficaram mais apertados e muitos dias não conseguirá um tempo livre. 

Não se preocupe, seguindo o cronograma de estudo, desde que bem elaborado, você estará trilhando o caminho certo. Aproveitar o tempo livre é um ganho extra a ser explorado. Não quer dizer que ele seja necessário para sua aprovação. Ele é apenas um diferencial para ampliar seus conhecimentos. 

Como é quase impossível saber quando terá outro tempo livre para estudar, é muito importante que se aproveite ele ao máximo. Lembre da velha máxima: “a oportunidade não bate duas vezes na mesma porta”. Então é essencial que esteja sempre preparado para quando o tempo livre aparecer. 

Carregue sempre consigo livros, apostilas ou anotações de estudo. Não tudo de uma vez, mas ao menos um desses itens. Desse jeito não deixará passar a oportunidade. 

 

Como aproveitar esses momentos livres 

Em determinados momentos você até sabe que terá um tempo livre, e pode se programar para aproveitá-lo. 

  • Durante o traslado ao trabalho ou para a escola 

Se você se utiliza de transportes públicos ou coletivos para ir trabalhar ou ir para a escola pode aproveitar esses momentos para estudar, seja no ônibus, no trem, no metrô, no avião ou no táxi. São tempos preciosos que você ganha. 

Mas, algumas dicas dever ser observadas: 

=>> Calcule o tempo aproximado do percurso para não deixar matéria incompleta. 

=>> Se o tempo for curto, invista nas revisões. 

=>> Só pegue novo conteúdo se tiver tempo, se a mente estiver limpa, e se o tópico for um assunto que tenha mais afinidade. 

=>> Às vezes pode ser sensato ler jornais ou periódicos sobre conhecimentos gerais, o que acontece no Brasil e no mundo, que são pedidos nas provas dos concursos públicos. 

=>> Procure áreas reservadas nos aeroportos, pois terá mais privacidade e conforto, além de menor possibilidade de interrupção. 

 

O que carregar para não perder o tempo livre 

Um dos itens mais fáceis de carregar é um livro. Pode-se levá-lo a qualquer lugar e não é tão pesado. A leitura complementar ajuda nos estudos e na elaboração da redação. Dependendo do cargo ao qual você deseja concorrer, são cobrados conhecimentos sobre literatura, brasileira e estrangeira. 

Jornais e revistas para se interar dos acontecimentos mais marcantes e importantes do mundo são outros materiais de estudo fáceis para se carregar. 

Um tablet ou celular com acesso a internet pode ser uma boa ferramenta se souber usar. Com ele você consegue consultar matérias e tirar suas dúvidas, mas faça isso com matérias que considera mais fáceis, pois uma eventual interrupção não será totalmente prejudicial. O grande problema dos eletrônicos é que várias pessoas se deixam levar pelo aparelho e focam mais em redes sociais e noticiário de fofoca. Para se tirar proveito tem que saber usar. 

Ainda com a ajuda do celular você pode ter acesso a suas próprias anotações, fotografando-as e consultando-as enquanto transita. Apostilas também podem ser digitalizadas e consultadas. É uma espécie de revisão na palma das suas mãos. 

Se tiver como carregar mais material, aposte nas apostilas e cadernos de estudos, porque contém mais informações. Nesse caso as dúvidas podem ser sanadas na hora, não precisando chegar em casa para eliminá-las. 

Um resumo do que foi estudado nos dias anteriores também pode ser uma bela pedida. Assim você estará trabalhando a melhor fixação do conteúdo estudado. E isso é fácil de carregar para onde você for. Através de resumos é possível contextualizar todo o conteúdo, o que garante total absorção da matéria, e comprova a eficácia do método utilizado. 

Outra ferramenta pouco usada, mas de muita utilidade é o gravador. Ter matérias gravadas, em forma de resumo, fortalece a mensagem. Você pode até escutar enquanto dirige ao invés de colocar uma música. 

Escutar conteúdos já estudados vai reforçar o aprendizado, e tem se mostrado muito eficaz nesse sentido, principalmente em línguas estrangeiras. 

 

Dicas para exercitar o cérebro 

Manter o cérebro trabalhando também pode ser bem interessante. Se tiver dificuldade em estudar nesses períodos citados acima, tente memorizar trajetos, quantidade de pessoas em determinado lugar por dia. 

Faça contas mentalmente de placas de carros, ou pagantes de um ponto a outro no ônibus. Calcule o tempo entre dois pontos e faça médias. 

Tudo que fizer para exercitar seu cérebro será importante no processo como um todo. Isso faz com que você incite uma melhora no raciocínio, melhorando a capacidade de aprendizagem. 

 

Conclusão 

Qualquer que seja o tempo livre aproveite para estudar, exceção se estiver cansado, pois aí o aprendizado fica comprometido. 

Os benefícios que você consegue estudando nesses períodos inusitados são de grande valia na busca de mais conhecimento e alcance do objeto. Se estiver preparado para esses tempos livres, sentirá diferença lá na frente. 

Evite surpresas, ande sempre com um material auxiliar e tenha “vantagem” em relação aos seus concorrentes. 

Oba! Tempo livre – É hora de estudar mais um pouco
Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.